São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Rodízio de caminhões nas marginais estréia com 476 multas

Esse foi o total de punições aplicadas apenas no período da manhã e não inclui as infrações detectadas pelos radares

O secretário dos Transportes afirmou que a queda da lentidão foi de 34% pela manhã, em comparação com 30 de julho de 2007


Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem
Motoristas aguardam no acostamento da Imigrantes no primeiro dia de rodízio de caminhões

RICARDO SANGIOVANNI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro dia de rodízio para os caminhões nas marginais Tietê, Pinheiros e outras oito avenidas do centro expandido, ao menos 476 motoristas foram multados pela manhã por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por desobediência à nova regra, um a cada 23 segundos. Os dados do balanço da tarde serão contabilizados apenas hoje.
Ainda em clima de final de férias -apesar da volta às aulas em algumas escolas-, os índices de congestionamento ficaram abaixo da média.
Às 13h, a capital paulista somava 31 km de filas de veículos, praticamente igual aos 32 km registrados pela CET às 8h30.
O secretário dos Transportes da gestão Gilberto Kassab (DEM), Alexandre de Moraes, afirmou que a queda da lentidão pela manhã foi de 34% em relação ao dia 30 de julho de 2007, última segunda-feira do mês de férias do ano passado.
Em relação à média das segundas-feiras de julho de 2007, a diminuição chegou a 49%.
Ele disse que a principal melhoria ocorreu na avenida dos Bandeirantes (74%), seguida pela marginal Pinheiros (16%) e pela marginal Tietê (5%). A CET não soube explicar o motivo dessa diferença.
A gestão Kassab defendeu ampliar a restrição aos caminhões quando houver a conclusão do trecho sul do Rodoanel, prevista para até 2010.
Até a semana passada, os caminhões tinham que obedecer às regras do rodízio municipal de veículos somente na área interna do centro expandido.
Desde ontem, a prefeitura passou a obrigá-los a seguir a restrição também nas avenidas limítrofes dessa área.
Muitos caminhoneiros se diziam desinformados. Em uma blitz na marginal Tietê, quatro caminhões parados tinham placas de fora - três do interior do Estado e um do Tocantins.
O balanço de 476 multas abrange somente os dados da manhã -das 7h às 10h- e não inclui as infrações detectadas por radares que fazem a leitura automática das placas.
Segundo a CET, a média de congestionamento das 7h às 12h ficou em 41 km, contra 27 km na última segunda de julho de 2007. Às 19h, a lentidão chegava a 96 km, inferior à média das segundas do mesmo mês do ano passado, de 128 km.
Kassab, candidato à reeleição, considerou os resultados positivos. A restrição aos caminhões é uma das bandeiras do prefeito contra a deterioração do trânsito em sua gestão, alvo de críticas dos adversários.
Desde 30 de junho, a CET vetou a circulação desses veículos pesados das 5h às 21h numa área de cem quilômetros quadrados do centro expandido.


Próximo Texto: Setor de carga quer aumento de 15% no frete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.