São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas ironizam argentinos após overbooking gritando "Pelé"

DE BUENOS AIRES

Cerca de 200 católicos, entre padres, seminaristas e jovens, não imaginavam a peregrinação que teriam que enfrentar para conhecer o papa. Dois grupos que foram a Austrália participar da Jornada Mundial da Juventude pagaram um preço caro por escolher as Aerolíneas Argentinas. Na ida, houve overbooking e tiveram que passar uma noite em Buenos Aires.
Na volta, a companhia não foi buscá-los e o vôo da outra empresa sofreu uma pane. Quando chegaram ao aeroporto de Ezeiza, recebiam informações "a conta gotas", diz o seminarista Fernando Custódio, 24.
"Tiramos os sacos de dormir e deitamos no chão do aeroporto, outros tentaram jogar futebol, mas o segurança não deixou. Para protestar, gritamos "Pelé, Pelé" pelos corredores."
Outra saga viveu a família carioca Fayad, que perdeu dois dias das férias com os atrasos nos aeroportos de Buenos Aires e Bariloche. Foram 14 horas na ida para sair do Rio e ao menos 48 horas para voltar. Ontem, depois de esperar um dia inteiro no aeroporto, às 18h, foram avisados de que seriam encaixados em um vôo às 2h. O vôo, no entanto, não constava do painel: era um vôo fantasma, como denunciaram brasileiros.
A médica Andrea Fayad, 44, ainda reclamou das condições do avião. "Havia coletes salva-vidas no chão. Os assentos estavam soltos e sentei em um aspirador de pó esquecido." O atendimento não era ruim, diz Fayad: "Nos deram voucher para comer, hotel, mas esse estresse acabou com as nossas férias."
Segundo o cônsul-adjunto do Brasil em Buenos Aires, Alexandre Silveira, o consulado está à disposição dos brasileiros, mas não há o que fazer nessas horas. Silveira recomenda aos passageiros a buscarem a ajuda de entidades de defesa do consumidor. De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h (horário local), o consulado pode ser contatado pelo telefone 54-11-4515-6500. Quem está em Buenos Aires, pode obter ajuda pelo telefone do plantão 15-4199-9668. Para ligações do Brasil, o número é 54-9-11-4199-9668.


Texto Anterior: 300 brasileiros ficam "presos" em aeroporto
Próximo Texto: Saiba mais: Reestatização foi anunciada há uma semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.