São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET amplia restrições para estacionar nos Jardins

Mudanças em 21 ruas passam a valer em 4 de agosto

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai alterar, a partir da semana que vem, as regras de estacionamento em 21 ruas do Jardim Paulista e da Consolação, na região central de São Paulo.
A medida faz parte de um novo pacote de restrição ao estacionamento nas vias públicas, anunciado pela gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) com a justificativa de melhorar a fluidez na cidade.
As mudanças, que passam a valer no próximo dia 4 de agosto, segunda-feira, abrangem vias estratégicas próximas à avenida Paulista e ao centro, como as alamedas Jaú, Itu, Lorena, Campinas, Joaquim Eugênio de Lima e Gabriel Monteiro da Silva, além das ruas Haddock Lobo, Oscar Freire, Augusta e Frei Caneca.
A companhia afirma que, nos primeiros dias de atuação, os seus agentes vão apenas orientar os motoristas.
As mudanças são diversas. Em alguns trechos, haverá só a ampliação do horário de proibição. Em outros, a substituição da zona azul pela proibição.
O secretário Alexandre de Moraes (Transportes) afirmou que, com a alteração, 23% das vagas de estacionamento nas imediações serão suprimidas -além de outras modificações em 17 pontos de taxistas.
A CET diz que vai adotar esse tipo de medida também em outras áreas da cidade de São Paulo. No primeiro semestre, a gestão do prefeito Kassab tinha anunciado a restrição a estacionamento em 17 vias.

Ressalvas
A idéia é defendida pela prefeitura como forma de desobstruir parte do espaço viário. Alguns técnicos, porém, avaliam a restrição com ressalvas em áreas com escassez de vagas particulares -onde os carros podem rodar sem sucesso à procura de estacionamento, atrapalhando a circulação.
As novas proibições valerão em uma região com trânsito complicado na volta às aulas, por ter viagens com origem ou destino a alguns colégios particulares tradicionais de São Paulo, como Dante Alighieri.
No Jardim Paulista, das 1.902 vagas de zona azul, 636 (33%) serão desativadas e 123, criadas. Na Consolação, de 290 existentes, 45 (16%) serão desativadas e 42, implantadas.


Texto Anterior: Wagner Ramos Palmieri (1954-2008): Os 12 anos de um sonho policial
Próximo Texto: Curitiba: Justiça interdita pedreira que abrigava shows
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.