São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dados mostram que medida é necessária, diz infectologista

DA REPORTAGEM LOCAL

O infectologista David Uip, diretor do Instituto Emílio Ribas, participou ontem de uma reunião com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, onde foi definida a recomendação para que instituições de ensino adiem as aulas.
Em reportagem publicada anteontem na Folha, ele afirmou que, se tivesse um filho de seis anos, continuaria mandando a criança para a escola.
Ontem, entretanto, ele endossou a medida da Secretaria da Saúde, pois afirma que teve contato com dados recentes que mostram que a transmissão do vírus por crianças é o dobro da por adultos.
O dado pode ser explicado porque as crianças são capazes de produzir mais vírus e por mais tempo que os mais velhos, provavelmente porque foram expostas menos vezes a gripes, explica o também infectologista Celso Granato, do Fleury.
"Enquanto um adulto pode transmitir a doença por um período de uma semana, uma criança pode transmiti-la por até duas", afirma. De acordo com ele, estudos recentes mostram que o fechamento das escolas pode reduzir em até 15% a disseminação da doença.
Caio Rosenthal, infectologista do Instituto Emílio Ribas, também concorda com a medida. "Se o tempo se mantiver do jeito que está, manda o bom senso se adiar um pouquinho o aglomerado de crianças que ficam dentro de um quadrado com janelas fechadas", afirma.
Celso Granato, entretanto, faz uma ressalva: a disseminação da doença poderia ser reduzida em até 40%, caso fossem adotadas outras medidas, como o fechamento de igrejas e de estádios de futebol.
Esper Kallas, infectologista da USP e do hospital Sírio-Libanês, concorda: "Acho que [fechar escolas] pode ajudar um pouco, mas não vai fazer muita diferença. O vírus continua se espalhando em outros tipos de aglomeração. Pode haver algum impacto, mas um impacto muito pequeno", diz. "Não tem muito o que fazer. O vírus já está circulando e vai continuar sendo transmitido." (VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO e TALITA BEDINELLI)


Texto Anterior: Gripe adia início das aulas e fecha creches
Próximo Texto: Pai diz não saber onde deixará filhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.