São Paulo, quarta, 29 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Passageiros sairiam do RS às 19h45 de segunda, mas saíram às 22h30 e chegaram ao PR às 12h30 de ontem
Vasp faz vôo de 60 minutos em 16 horas

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local

Passageiros do vôo 960 da Vasp que embarcariam às 19h45 de anteontem de Porto Alegre para Curitiba, viagem com uma hora de duração, levaram mais de 16 horas para chegar à capital do Paraná depois de dormir em São Paulo.
A Vasp enfrenta problemas de atraso nos vôos desde domingo, quando uma pane numa das turbina do Airbus A-300 que fazia o vôo 195 (Rio-São Paulo-Porto Alegre) fez com que a tripulação da aeronave retornasse ao Rio.
Muitos passageiros perderam conexões devido à demora para que fosse liberado um avião extra.
Segundo o representante comercial Henrique Neto, 43, morador de Curitiba, o vôo 960 só decolou de Porto Alegre às 22h30.
"No avião, os passageiros foram informados de que, por falta de teto, o pouso seria em São Paulo."
Segundo a Sala de Informações Aeronáuticas do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), o aeroporto fechou às 20h47 para pouso, mais de uma hora antes do embarque dos passageiros do vôo 960 em Porto Alegre.
De acordo com a Infraero, se partisse no horário previsto, o vôo 960 chegaria às 20h45, dois minutos antes do fechamento do aeroporto. Segundo a Infraero, a Vasp não pode atribuir o problema com o vôo à falta de teto e sim a um atraso da própria companhia.
Às 23h30, o vôo de Porto Alegre aterrissou em São Paulo. Foi providenciado hotel aos passageiros.
"Cheguei ao hotel por volta das 2h com fome e não tinha um frigobar no quarto. Com outros passageiros, saí para procurar comida de madrugada em São Paulo."
Neto e os demais passageiros se juntaram às 7h20 de ontem, em Guarulhos, aos passageiros dos vôos 125, das 18h40, e 291, das 21h05, também da Vasp, cujas partidas foram adiadas devido aos problemas em Curitiba.
Os passageiros do vôo 960 embarcaram às 11h05 de ontem, no vôo 125, uma hora e 40 minutos depois da reabertura do aeroporto paranaense, às 9h25. Os passageiros chegaram às 12h30, 14 horas depois da saída de Porto Alegre.
A Vasp cancelou anteontem o vôo da ponte aérea São Paulo-Rio das 7h15 de ontem. Segundo a gerência da ponte aérea, o motivo alegado pela Vasp foi "falta de equipamento". A Vasp alegou "adequação de malha aérea".
A Folha procurou a Vasp, mas até a conclusão desta edição a empresa não respondeu. Quanto aos atrasos dos vôos partindo de São Paulo, disse que eles ocorreram devido à falta de teto em Curitiba.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.