São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuário reivindica estacionamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O parque Ibirapuera não é ideal para a diversão dos ciclistas, apesar de atrair usuários de bicicleta inclusive de lugares distantes.
Pela pesquisa de 2004, 73% pediam mais ciclovias -há 6,9 km de faixas. Entre os equipamentos desejados por eles, 24% citavam a falta de estacionamento para bicicletas, 22% queriam mais bebedouros e 8%, mais banheiros.
Embora a maioria dos ciclistas vá ao Ibirapuera especialmente para andar de bicicleta -35%-, muitos também querem fazer mais atividades, como praticar outros esportes -21%- e ter contato com a natureza -15%.
Para projetar a quantidade de ciclistas no Ibirapuera, a pesquisa contabilizou mais de 8.000 usuários em três dias, além de fazer 300 questionários completos.
A atração de ciclistas de lugares distantes, para especialistas, evidencia a falta de mais espaços adequados em São Paulo para a prática do esporte. A polêmica sobre esse tema aumentou com a proibição das bicicletas de fora na Cidade Universitária.
Segundo dados da prefeitura, há só 8 km de faixas exclusivas para ciclismo nas vias da cidade.
Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que, só no primeiro semestre de 2005, 46 ciclistas morreram no trânsito da capital paulista.
A prefeitura diz que prepara um diagnóstico sobre regiões que poderiam ter incentivos e melhorias para a utilização da bicicleta. (AI)

Texto Anterior: Ilha de lazer: Ciclista pedala 2h para curtir Ibirapuera
Próximo Texto: Pedestres dizem que esportistas não têm cuidado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.