São Paulo, sábado, 29 de agosto de 2009

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Ciclofaixa vai misturar bicicletas e pedestres

Trajeto de 5 km ligando 3 parques de SP será inaugurado amanhã de manhã

Em 2 trechos do percurso, ciclistas terão de dividir o espaço com pessoas a pé; revisão é atrair até 10 mil usuários a cada domingo


ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano poderá andar de bicicleta amanhã, das 7h às 12h, em uma ciclofaixa de lazer que será implantada em vias nobres e movimentadas de São Paulo.
O trajeto de 5 km interligará os parques do Povo, do Ibirapuera e das Bicicletas. A experiência se repetirá todos os domingos, passando por avenidas como Juscelino Kubitschek, Faria Lima e República do Líbano -em ambos os sentidos.
A iniciativa integra um projeto de expansão das pistas para as bicicletas na capital, mas deve começar com alguns obstáculos. Um deles, devido à mistura de ciclistas e pedestres em dois trechos da ciclofaixa -principalmente num quarteirão da Faria Lima onde ela ficará na calçada, e não na avenida.
Outro, pela obrigação de descer da bicicleta para atravessar nas faixas de pedestre -nos dois sentidos, são nove pontos.
"É uma imposição do Código de Trânsito. Quando não há travessia específica para ciclista, ele tem que atravessar desmontado da bicicleta, como um pedestre. Se a gente fosse colocar uma travessia só para os ciclistas, iria diminuir muito a capacidade viária", afirma Daphne Savoy, gerente de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
As ressalvas a essas características da ciclofaixa são feitas até pelo secretário de Esportes da gestão Gilberto Kassab (DEM), Walter Feldman.
"A opção de desmontar da bicicleta não é a ideal", diz ele, reconhecendo a tendência de desrespeito à regra pelos ciclistas. "A minha sensação também é a de que a ciclofaixa tem que ficar no leito viário. Mas é uma fase de testes", afirma.
"A prioridade, nos pontos de compartilhamento do espaço, será do pedestre. Mas ele será orientado a não andar a pé bem no meio da ciclofaixa, mas sim ficar um pouco de lado", afirma Marcos Mazzaron, da Federação Paulista de Ciclismo, que ajudou a treinar os monitores.
A intenção da prefeitura é que a ciclofaixa seja usada inclusive por crianças. A pista pode ser acessada pelos ciclistas em qualquer ponto do trajeto. Há recomendação enfática para que não se ande em alta velocidade -acima de 20 km/h.
A expectativa é atrair até 10 mil usuários a cada domingo. Amanhã, haverá 42 agentes da CET e outros 130 monitores treinados para orientar os ciclistas -e reprimir infratores.
A ciclofaixa será separada das demais faixas de rolamento da via por cones. Na maior parte do percurso, ficará do lado esquerdo. Mas na Juscelino Kubitschek a rota é pela direita -onde pode haver transtornos, já que a pista tem acesso para concessionárias de veículos.
A implantação da ciclofaixa foi definida num horário restrito devido à alegação da CET sobre os impactos no trânsito.


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