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ANÁLISE
Nota baixa pode ser reflexo de algum problema pessoal
ANA LYDIA SANTIAGO
ESPECIAL PARA A FOLHA
A mudança de escola no
meio do ano é uma decisão
tomada a partir de uma previsão dos educadores sobre
os resultados finais do aluno.
Os educadores tendem a
atribuir o mau rendimento
aos modos de vida da família. Os pais, por sua vez, buscam corrigi-lo impondo ao filho novas regras e privações.
O problema, porém, pode
não se explicar na relação do
jovem com os estudos. Pode
ser algo oriundo da subjetividade e que apenas se reflete
no desempenho escolar.
Crianças e os jovens demonstram seu mal-estar por
meio do corpo e de atuações
que vão da apatia à agitação.
Esse mal-estar pode ser a
expressão de uma dificuldade ou um sofrimento que o
próprio sujeito desconhece,
mas que precisa ser tratado.
A indicação é buscar um especialista -um psicanalista.
Para ler os comportamentos "inadequados", é preciso
considerar o "não saber" e o
"novo" da puberdade.
O "não saber" é o que caracteriza o encontro com o
outro sexo. O jovem nada sabe sobre o que o atrai, como
namorar, se é desejado...
Ou ele se interessa pelo
"não saber" e o busca por intermédio de seus pares, privilegiando os amigos e perdendo interesse pelos estudos.
Ou ele adia o encontro
com o outro sexo e, para encobrir seu "não saber", mergulha no estudo, buscando
satisfação com outro saber.
O "novo" de cada geração
significa romper com o precedente e renovar a autoridade. Por isso, há uma tendência das "velhas" gerações -o
professor- a recusá-lo.
Cada escola estabelece
normas para conter e disciplinar os corpos. A essa contenção, porém, os corpos respondem. Os desafios são ler
suas respostas e refletir sobre
como acolher o "não saber" e
o "novo", para que a prática
não seja a exclusão do aluno.
ANA LYDIA SANTIAGO é coordenadora do
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em
Psicanálise e Educação da UFMG
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