São Paulo, sábado, 29 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Sociedade exige que polícia seja violenta, diz chefe da PM

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A sociedade brasileira exige que a polícia aja de forma violenta. A afirmação é do comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Ubiratan Ângelo, que disse ainda que o problema da corrupção policial está acabando.
"A nossa sociedade já decidiu que a polícia tem que ser violenta", afirmou Ângelo, após assistir, na noite de anteontem, ao filme "Tropa de Elite", do diretor José Padilha, que exibe cenas de corrupção e tortura policiais.
Sem negar que há corrupção na PM, o coronel afirmou que a polícia está mudando e combatendo o problema, que, segundo ele, existe onde é tolerado pela sociedade.
"A corrupção está exatamente onde a sociedade tolera que ela esteja: em lugares como os esquemas de prostituição, de drogas e o jogo do bicho. Mas estamos diante da polícia que queremos", afirmou. "O dia em que eu tiver dúvidas disso entrego meu cargo."
O comandante Ubiratan Ângelo disse ainda, em debate no jornal O Globo, no Rio, achar que o filme "Tropa de Elite" cria a percepção de que o Bope (Batalhão de Operações Especiais, a chamada elite da PM) é mais ético que o resto da corporação.
"O filme não faz acusações, faz denúncias. Mas o pessoal [oficiais da PM] achou que cria a percepção de que há duas polícias, o Bope e uma outra, corrupta e incompetente. Só temos uma polícia. Mesmo no Bope não há blindagem [para a corrupção]", declarou.

Preocupação
O diretor do filme, José Padilha, rebateu dizendo-se "preocupado" com os valores que permeiam a PM fluminense. "Mostramos em "close" o Bope torturando. Na minha escala de valores, tortura é pior que corrupção [atribuída, no filme, aos policiais militares regulares]. Me preocupa que a corporação pense assim", disse.


Texto Anterior: Minas Gerais: Tribunal mantém soltos acusados liberados por juiz
Próximo Texto: Ceará: Governador pede desculpas por ação desastrada da PM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.