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SP projeta tarifa de ônibus para
R$ 2,90
Valor, ainda não definido, é usado como referência na elaboração do Orçamento de 2011 pela gestão Kassab
Subsídio, destinado a compensar gratuidades e renovar a frota, cairá de R$ 660 milhões
para R$ 600 milhões
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
A gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) projeta
para janeiro de 2011 passagem de ônibus de R$ 2,90,
ante os atuais R$ 2,70 -se
confirmado, o reajuste, de
7,4%, tende a ficar acima da
inflação, que deve fechar o
ano em torno de 5%.
Segundo o governo, o novo valor da tarifa, ainda não
definido, foi utilizado apenas
como referência para elaborar o Orçamento da cidade
para 2011, que deve ser entregue à Câmara até amanhã.
Kassab prevê repassar R$
600 milhões em subsídio às
empresas de ônibus -menos
que neste ano, quando deverá transferir R$ 660 milhões.
O valor compensa benefícios
(desconto de 50% para estudantes e gratuidade de passagem para idosos) e estimula a renovação da frota.
Em 2010, afirma a
SPTrans, foram repassados
até agora R$ 210 milhões para cobrir esses benefícios e
R$ 270 milhões para substituir 9.000 veículos da frota
de 15 mil (60%).
Segundo o secretário do
Planejamento, Rubens
Chammas, para definir o
subsídio às empresas, foi
preciso usar um valor de referência para a tarifa, que ficou
em R$ 2,90. "Mas ele pode
não ser esse", ressalva.
Em nota, a SPTrans disse
que, "neste momento, não
há estudos para o cálculo da
correção nem grupo dedicado ao tema" no governo.
INFLAÇÃO
No último reajuste, em janeiro deste ano, a alta também superou a inflação oficial. Na época, a tarifa estava
sem reajuste havia três anos
-o aumento de 17,4% ficou
pouco acima do IPCA/IBGE
do período, que foi de 16%.
Dentre as capitais brasileiras, a passagem em São Paulo era a mais alta ao menos
até julho deste ano, data do
último levantamento da
ANTP (Associação Nacional
de Transportes Públicos).
Mas os passageiros podem
fazer baldeações gratuitas
por meio do bilhete único. Diferentemente de anos anteriores, a tarifa de ônibus hoje
supera a do metrô (R$ 2,65).
PRIMEIRO MANDATO
Se confirmado, o reajuste
reverte a política do prefeito
em seu primeiro mandato de
congelamento da tarifa por
mais de três anos.
Um impacto direto, na
ocasião, foi a explosão de
subsídios, que dobraram no
intervalo de dois anos, ultrapassando a marca de R$ 800
milhões ao longo de 2009.
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