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Estudo suspenso era de nova droga
DA REPORTAGEM LOCAL
O diretor médico do laboratório Abbott, Antônio José, disse
ontem que o estudo patrocinado
pela empresa com o remédio contra a Aids, Kaletra, visava verificar
possíveis dificuldades dos pacientes com a droga para preparar o
lançamento de uma nova fórmula, chamada Meltrex.
Anteontem, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, ligada
ao Ministério da Saúde, anunciou
a suspensão do estudo que envolve 300 pacientes, dizendo que a
Abbott não apresentou dados suficientes sobre o levantamento.
ONGs do setor de Aids apontaram que o estudo foi criado para
servir ao marketing do laboratório ao incentivar, com o pagamento de pesquisadores, a prescrição do remédio. "Isso é exemplo de protocolo que pode estar a
serviço do marketing. Pode ser estratégia para segurar remédios de
vida útil relativa [o Kaletra] justamente para serem trocados pelo
Meltrex", afirmou Mário Scheffer,
da ONG Pela Vidda.
Antônio José, da Abbott, negou
a estratégia de marketing, afirmando que o laboratório quer
apenas trazer um benefício aos
pacientes com a nova fórmula,
como melhorias na posologia. Pelo acordo de preços feito recentemente com o governo, o novo remédio também custará mais.
A Comissão Nacional de Aids
questionou o uso de recursos do
Estado pela pesquisa -o remédio é de distribuição gratuita. "Esse estudo não onera o Estado. São
pacientes que já tomavam o remédio", disse o diretor da Abbott.
(FL)
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