São Paulo, sábado, 29 de outubro de 2005

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Estudo suspenso era de nova droga

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor médico do laboratório Abbott, Antônio José, disse ontem que o estudo patrocinado pela empresa com o remédio contra a Aids, Kaletra, visava verificar possíveis dificuldades dos pacientes com a droga para preparar o lançamento de uma nova fórmula, chamada Meltrex.
Anteontem, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, ligada ao Ministério da Saúde, anunciou a suspensão do estudo que envolve 300 pacientes, dizendo que a Abbott não apresentou dados suficientes sobre o levantamento.
ONGs do setor de Aids apontaram que o estudo foi criado para servir ao marketing do laboratório ao incentivar, com o pagamento de pesquisadores, a prescrição do remédio. "Isso é exemplo de protocolo que pode estar a serviço do marketing. Pode ser estratégia para segurar remédios de vida útil relativa [o Kaletra] justamente para serem trocados pelo Meltrex", afirmou Mário Scheffer, da ONG Pela Vidda.
Antônio José, da Abbott, negou a estratégia de marketing, afirmando que o laboratório quer apenas trazer um benefício aos pacientes com a nova fórmula, como melhorias na posologia. Pelo acordo de preços feito recentemente com o governo, o novo remédio também custará mais.
A Comissão Nacional de Aids questionou o uso de recursos do Estado pela pesquisa -o remédio é de distribuição gratuita. "Esse estudo não onera o Estado. São pacientes que já tomavam o remédio", disse o diretor da Abbott. (FL)


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