São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2006

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Secretaria define regras para o ensino infantil

Diretrizes, visando creches, planejarão até a parte física

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Municipal de Educação lançará novas diretrizes para o ensino infantil até o fim do ano. As regras, voltadas principalmente para as creches, estabelecerão desde o conteúdo curricular a ser dado em cada etapa da fase pré-escolar até como deve ser a estrutura física das instituições de ensino, como a elaboração das salas de aulas e das brinquedotecas. Quem não cumpri-las deixará de fazer parte da rede.
Com 314 creches diretas, 223 indiretas e 446 Emeis (escolas de ensino infantil), o objetivo da secretaria é melhorar a qualidade do sistema educacional.
"Não queremos punir as instituições, mas criar parâmetros com metas desafiadoras para que sejam melhores", diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.
O grupo de trabalho, reunido em agosto, conta com técnicos da secretaria, universidades e entidades como Abrinq e Fundação Orsa, além dos representantes das instituições. A idéia é criar metas anuais a serem atingidas por creches e escolas.
"A mudança não deverá ocorrer de uma vez só, vamos devagar para todo mundo melhorar. Quem não se mexer, com o tempo, será excluído da rede", afirma Schneider. As primeiras metas deverão ser cumpridas no decorrer de 2007.
As principais modificações serão estruturais. "Na parte pedagógica, seguiremos princípios curriculares nacionais do MEC", diz a coordenadora do grupo, Yara Maria Mattioli. "Na física, definiremos número de crianças por professor, organização da sala de aula e elaboração de brinquedotecas."
Mudanças pequenas, afirma, farão diferença. "Muitas instituições colocam os murais com os trabalhos dos alunos na altura dos olhos dos adultos. Tem de ser mais baixo, para as crianças conseguirem ver", diz.
Jonatas Pereira, vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social, integra o grupo. "A prefeitura precisa dar condições para as instituições melhorarem."


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