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Secretaria define regras para o ensino infantil
Diretrizes, visando creches,
planejarão até a parte física
DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL
A Secretaria Municipal de
Educação lançará novas diretrizes para o ensino infantil até
o fim do ano. As regras, voltadas principalmente para as creches, estabelecerão desde o
conteúdo curricular a ser dado
em cada etapa da fase pré-escolar até como deve ser a estrutura física das instituições de ensino, como a elaboração das salas de aulas e das brinquedotecas. Quem não cumpri-las deixará de fazer parte da rede.
Com 314 creches diretas, 223
indiretas e 446 Emeis (escolas
de ensino infantil), o objetivo
da secretaria é melhorar a qualidade do sistema educacional.
"Não queremos punir as instituições, mas criar parâmetros
com metas desafiadoras para
que sejam melhores", diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.
O grupo de trabalho, reunido
em agosto, conta com técnicos
da secretaria, universidades e
entidades como Abrinq e Fundação Orsa, além dos representantes das instituições. A idéia é
criar metas anuais a serem
atingidas por creches e escolas.
"A mudança não deverá
ocorrer de uma vez só, vamos
devagar para todo mundo melhorar. Quem não se mexer,
com o tempo, será excluído da
rede", afirma Schneider. As primeiras metas deverão ser cumpridas no decorrer de 2007.
As principais modificações
serão estruturais. "Na parte pedagógica, seguiremos princípios curriculares nacionais do
MEC", diz a coordenadora do
grupo, Yara Maria Mattioli.
"Na física, definiremos número
de crianças por professor, organização da sala de aula e elaboração de brinquedotecas."
Mudanças pequenas, afirma,
farão diferença. "Muitas instituições colocam os murais com
os trabalhos dos alunos na altura dos olhos dos adultos. Tem
de ser mais baixo, para as crianças conseguirem ver", diz.
Jonatas Pereira, vice-presidente da Associação Brasileira
de Entidades de Assistência Social, integra o grupo. "A prefeitura precisa dar condições para
as instituições melhorarem."
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