São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fraude em cidade obriga recontagem do Censo

Segundo IBGE, recenseador forjou as informações de casas fechadas

Problema foi descoberto após moradores de cidade no interior de SP reclamarem que não foram recenseados

RODOLFO TIENGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) terá de refazer a contagem do Censo 2010 em parte do município de Patrocínio Paulista (412 km de São Paulo), onde um recenseador forjou a coleta de dados.
Segundo Miriam Spagnolo, coordenadora do IBGE em Franca, o recenseador inventou os dados de domicílios fechados para não ter de voltar aos locais. O pagamento do recenseador corresponde ao número de casas visitadas.
A fraude ocorreu em pelo menos dez domicílios. Cerca de 300 casas estão sendo revisitadas. A cidade tem aproximadamente 4.000 imóveis.
A nova contagem deve ser concluída até amanhã.
O IBGE ainda não divulgou quais serão as medidas tomadas contra o recenseador, mas a Folha apurou que ele deverá ser demitido.
A assessoria da prefeitura informou que a fraude foi descoberta após muitas pessoas reclamarem que não tinham sido recenseadas.
O Censo 2010 apontou 12.898 pessoas na cidade, ante as 13.500 esperadas. A prefeitura calculava uma população maior devido à alta de atendimentos em saúde e ao crescimento dos bairros.
O resultado do Censo é determinante para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), repassado pelo Estado. Quanto maior a população, maior o valor.
O analista do IBGE de São Paulo José Roosevelt, que disse não conhecer fraudes similares, afirmou que outros casos podem ter ocorrido, mas que a revisão pelos supervisores -que acontece a partir da semana que vem- diminui as chances de erros.
"Se tudo correr normalmente, não tem como uma fraude passar. O recenseador que insiste em fraudar já está, de antemão, sabendo que vai ser muito difícil passar em brancas nuvens", disse.


Texto Anterior: Comissão da Unesp terá 60 dias para apurar responsabilidades
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.