São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto do ministério treina professor para alfabetização

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação vai investir em um programa de treinamento de professores para alfabetização a partir do próximo mês. A medida é um dos projetos que o ministério preparou para tentar melhorar a qualidade das escolas públicas depois que os resultados do Saeb mostraram uma queda no desempenho dos estudantes.
A proposta foi anunciada ontem pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza, durante a apresentação da avaliação.
"Nós notamos que os professores não têm tido preparação específica para alfabetizar. Então criamos esse programa."
O pacote também inclui a ampliação do Proinfo (Informática nas Escolas) a partir de fevereiro e a produção de um curso normal superior à distância para ser distribuído a secretarias estaduais e municipais de Educação.
Desde que foi anunciado, em 1997, o Proinfo instalou computadores em 17% das escolas do país -cerca de 2.400 unidades.
O ministério pretende criar um programa de leitura nas escolas, dobrar o projeto Parâmetros em Ação (que treina pessoas para ajudar os professores a colocar os Parâmetros Curriculares Nacionais em prática) e criar uma comissão para sugerir melhorias na qualidade das escolas.
Segundo Paulo Renato, o ministério tem tentado identificar os problemas e oferecer programas que ajudem a solucioná-los.



Texto Anterior: Situação continua insatisfatória
Próximo Texto: Interesse da família melhora rendimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.