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EDUCAÇÃO
Estudo mostra que a escola é responsável por, no máximo, 25% do desempenho do aluno e que a ação dos pais é decisiva
Interesse da família melhora rendimento
LISANDRA PARAGUASSÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O resultado do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb),
apresentado ontem, revela mais
do que problemas na qualidade
da educação. Entre os números
estão dados que mostram o que
influencia o aprendizado de alunos brasileiros.
Um estudo feito pelo professor
José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG), a pedido do Ministério
da Educação, mostra que, entre os
fatores que influenciam o desempenho do estudante, nem todos
são de responsabilidade do professor ou da escola.
"No nosso país, a escola é responsável por algo entre 15% e
25% do resultado que a criança
tem. O resto é a família", diz.
O professor afirma que nos países desenvolvidos o percentual é
muito menor. "Aqui a situação da
escola ainda é crucial."
O estudo, feito por Soares a partir dos resultados do Saeb de 99,
mostra que a motivação do aluno
-traduzida em fazer a lição de
casa, ter oportunidades de leitura
e até algum interesse por informática- resulta em um acréscimo de 11 pontos na média de desempenho nas provas de matemática da 8ª série, por exemplo.
Fazer a lição de casa pode representar um aumento de até 24 pontos nas médias de matemática.
Em português, a diferença entre
a pontuação dos alunos que fazem e a dos que não fazem a lição
no 3º ano do ensino médio chega
a 17 pontos. No item, a média geral ficou em 266 pontos em 1999.
"Não é necessariamente o grau
de instrução dos pais, mas o interesse deles pelo estudo dos filhos
que aponta a diferença. Coisas como cobrar a lição de casa e perguntar sobre o que está aprendendo", afirmou o professor.
Estrutura
Além do interesse da família, há
outro fator que influencia, e muito, o rendimento do aluno -o
que o estudo chama de "marginalização".
Entra nessa questão, por exemplo, morar em uma casa que tenha água, luz e esgoto ou em uma
rua com calçamento. Em média,
aponta a pesquisa, o desempenho
cai 2,5 pontos quando o estudante
não tem estrutura em casa. No caso do trabalho, a média chega a
cair 23 pontos (na 4ª série em português e no 3º ano em matemática) se o estudante trabalha.
Por esses motivos, Soares alerta
que a escola não pode resolver sozinha o problema de desempenho
dos alunos. Mas pode ajudar.
Outras questões são exclusivamente de responsabilidade do sistema. Entre elas, a atitude do professor em sala de aula. "Um professor que presta mais atenção ao
aluno tem uma turma com rendimento melhor."
Não é apenas isso. O estudo
mostra também que a expectativa
que o professor tem em relação ao
estudante influencia no seu rendimento. Além disso, a formação do
professor e os seus rendimentos
têm importância no desempenho.
Para o Ministério da Educação,
as políticas que estão sendo implementadas ajudaram a compensar a inclusão de novos alunos
com dificuldades. "Temos mostras de que o uso de livros didáticos e dos computadores melhora
a qualidade nas salas de aula",
afirmou o ministro Paulo Renato
Souza.
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