São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embalagem leva Idec a notificar redes de fast-food

Instituto exige que empresas incluam as informações nutricionais dos alimentos

Burger King, Bob's, Habib's e Giraffas terão prazo de dez dias para se manifestar; McDonald's, líder do setor, ainda passará por vistoria

RICARDO GALLO
DA REDAÇÃO

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) notificou ontem quatro das maiores redes de fast-food do país para que coloquem informações nutricionais nas embalagens dos alimentos. A entidade ameaça cobrar a medida na Justiça caso as empresas se recusem a implantá-la.
Receberam a notificação o Burger King, Bob's, Habib's e Giraffas. O aviso deve ser respondido em até dez dias. O Idec já havia vistoriado uma loja de cada uma dessas redes entre entre outubro e novembro. O McDonald's, líder do setor, ainda será vistoriado.
Segundo o instituto, as empresas descumprem a resolução 360 de 2003 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Código do Consumidor ao não exibir em todos os produtos comercializados, em geral sanduíches, as informações nutricionais.
O Idec constatou que o Habib's anunciava a quantidade nutricional em um livro acessível apenas aos atendentes. O Bob's, aponta o Idec, deixou de divulgar a informação, por exemplo, no cheeseburguer, embora a citasse nas embalagens do Big Bob's.
Burguer King e Giraffas não tratavam de valores nutricionais nas embalagens de nenhum dos seus sanduíches. Mais: entre as quatro lojas, nenhuma, diz o Idec, relatava a quantidade de gordura trans -informação obrigatória, desde julho, nas embalagens por resolução da Anvisa.
Segundo a advogada Mariana Alves, do Idec, a resposta das empresas será analisada. Aquelas que não responderem serão novamente notificadas, extrajudicialmente. Em último caso, o Idec entrará com uma ação coletiva na Justiça em que exigirá a inserção das informações nutricionais nas embalagens.
Alves disse que a ausência de informações nutricionais é prejudicial ao consumidor pois o deixa sem saber o risco de consumir fast-food de modo excessivo. "O excesso de fast-food pode gerar cardiopatias. O consumidor, se não é bem avisado, pode trocar comida saudável pelo fast-food."

Outro lado
Procurado pela Folha, o Bob's informou que divulga esses dados em todos os seus sanduíches. A empresa afirmou, ainda, que mantém desde 1999 a tabela nutricional no site e, desde 2004, nas embalagens dos sanduíches. As informações relativas a gorduras trans passarão a constar em todas as embalagens, disse a rede de fast-food, a partir de dezembro.
O Giraffas disse exibir os dados nutricionais no cardápio. O Burger King vai analisar a notificação para, então, providenciar as adequações necessárias. O Habib's não respondeu.


Texto Anterior: Vila Olímpia: Seqüestro-relâmpago acaba após perseguição
Próximo Texto: FAB diz existir "zona cega" em controle aéreo do DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.