São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Delegacia do Consumidor acha produto vencido em restaurante famoso do Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Policiais da Delegacia do Consumidor apreenderam ontem produtos vencidos ou sem a indicação da data de fabricação em um dos restaurantes mais famosos da zona sul carioca, o Garcia & Rodrigues. O diretor administrativo-financeiro Flávio Aguiar foi detido para prestar esclarecimentos.
Clientes do restaurante -entre eles o cantor Chico Buarque- tiveram de dividir o espaço com quatro policiais e agentes da vigilância sanitária.
Sacos de café, manteiga, cerveja importada e salame, entre outros itens, foram apreendidos pelos policiais.
Uma das caixas de cerveja apontava como data de validade 25 de outubro. Um saco de 250 gramas do café Garcia & Rodrigues, que custa R$ 16,50, já estava, segundo a inscrição no rótulo, vencido há uma semana. Havia ainda chester com a validade expirada.
Entre os produtos impróprios, estavam itens que não apontavam a data de fabricação ou de validade, como queijos cheddar e panetones.
O diretor do restaurante foi autuado por crime contra as relações de consumo.
Ele permanecia na Delegacia do Consumidor até a conclusão desta edição e só seria liberado após o pagamento de uma fiança de R$ 25 mil.
Aguiar disse que, "de modo geral", o restaurante estava em dia com as exigências feitas pela prefeitura, Corpo de Bombeiros e vigilância sanitária.
Segundo ele, o que pode ter ocorrido é uma falha operacional interna. No entanto, teria de ver exatamente o que aconteceu. "Preciso verificar as notas de entrada dos produtos. Pode ter ocorrido um erro com o fornecedor."
O diretor preferiu, ainda, minimizar os danos aos consumidores, indicando que o problema é pontual. "Temos 5.000 itens, é uma casa grande. Se encontraram 0,5% de produtos [com problemas], podemos dizer que houve falha humana." (ITALO NOGUEIRA)


Texto Anterior: Investigados negam as acusações
Próximo Texto: Júlio Lancelotti: Detento recua e nega relação íntima com padre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.