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Infraero tem plano de obras apenas para a Copa de 2014
Pacote de R$ 4,7 bilhões prevê novos terminais em dez aeroportos do país, incluindo Guarulhos, Congonhas e Brasília
Para tornar o projeto viável, governo federal pretende engavetar a privatização dos terminais da Infraero e livrar a estatal de licitações
DA REPORTAGEM LOCAL
A Infraero, procurada desde
terça-feira para falar sobre a lotação dos aeroportos, o atraso
nas obras e o baixo nível de investimento neste ano, não se
pronunciou.
Na quinta-feira, a estatal
apresentou um plano de obras
para a Copa do Mundo de 2014.
Serão R$ 4,7 bilhões para 16 aeroportos, com as primeiras entregas em 2012.
Para tornar o projeto exequível, diante das incertezas em
relação às obras, o governo Lula
pretende engavetar a proposta
de privatização da Infraero e livrar a estatal de licitações, que
atrasam contratos.
O pacote prevê novos terminais em dez aeroportos, incluindo Guarulhos e Brasília.
Para Congonhas, o governo
planeja uma nova pista de taxi e
a torre de controle. Em Viracopos (Campinas), a Infraero
quer construir uma nova pista e
um pátio para aeronaves.
Concentração
A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil),
Solange Vieira, disse, por meio
de sua assessoria, que o gargalo
nos aeroportos se concentra
em São Paulo, pois não estão
sendo autorizados novos voos
para Congonhas e Guarulhos.
Segundo ela, o salto no movimento dos aeroportos vêm
ocorrendo principalmente nas
empresas menores. "Fora de
São Paulo, os aeroportos ainda
têm capacidade ociosa e os voos
são sempre autorizados dentro
da capacidade do aeroporto
(pista, terminal, pátio) e do tráfego aéreo", afirma.
A Anac afirma que está
atuando com a Infraero e o Decea, órgão da Aeronáutica, para
evitar problemas nos aeroportos no final do ano.
No que depender do serviço
de segurança de voo, não há deficit de pessoal nem de equipamentos, informou o Centro de
Comunicação Social da Aeronáutica.
O caos aéreo de 2007 foi atribuído, em sua maior parte, ao
serviço de controle.
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