São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na BA, prédio tem goteiras, falta luz e conexão é lenta

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO SEBASTIÃO
DO PASSÉ (BA)
DA REPORTAGEM LOCAL

Em São Sebastião do Passé (BA), alunos dos cursos à distância enfrentam internet lenta, queda de energia e goteiras no prédio utilizado pelo programa do governo federal.
"Com uma internet lenta e sobrecarregada, precisamos juntar cinco ou seis alunos em cada computador para conseguir assistir aos vídeos do curso", diz Leila Andrade, tutora do curso de pedagogia.
No polo do programa, 185 alunos participam de cursos à distância de pedagogia e de atualização para professores. A cidade, de 40 mil habitantes, fica a 75 km de Salvador.
O prédio pertence à Petrobras e foi emprestado à prefeitura para viabilizar o programa. A reportagem encontrou paredes mofadas e portas de banheiros infestadas por cupim. As aulas também são prejudicas pela acústica das salas.
Na terça-feira, dia de maior movimento no prédio, sobrecargas de energia chegam a causar cancelamento de aulas.
Alunos e tutores criticam a deterioração do prédio, mas afirmam que os cursos à distância garantem a melhoria do ensino em municípios pequenos.
"Sem essa estrutura, ainda que falha, não poderíamos sequer pensar na melhoria do ensino em cidades que não têm faculdades ou cursos", diz a aluna Cláudia Coutinho, 31.
Para Ivete Evangelista, 41, coordenadora da rede municipal de ensino, o benefício do polo vai além dos cursos.
"A inclusão digital também contribui de maneira positiva nas escolas de ensino básico e fundamental, já que os professores que pesquisam na internet conseguem ensinar além dos livros didáticos", afirmou.
A conexão de internet também atrapalha o polo de Oriximiná (PA). "As ferramentas dos cursos são muito boas, mas há dificuldade para baixar arquivos, mandar trabalhos e fazer pesquisa", disse o coordenador, Miguel Ângelo de Oliveira Canto. "De qualquer forma, é um projeto importante."


Texto Anterior: Outro lado: Ministério da Educação diz trabalhar para resolver erros
Próximo Texto: Vila Madalena vai lançar campanha contra bituca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.