São Paulo, domingo, 29 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nicotina é causa mais comun

da Reportagem Local

O diagnóstico dos transtornos mentais feito na região de Pinheiros revelou que a dependência da nicotina é o transtorno mental mais frequente, atingindo 25% das pessoas, seguido pela depressão.
Na opinião da psiquiatra Laura Guerra, os dados da pesquisa demonstram quais são os principais problemas que sofre quem mora em grandes centros urbanos.
"Pesquisas anteriores feitas em grandes cidades de outros países chegaram a resultados muito parecidos", diz. "Se formos avaliar os questionários respondidos com mais atenção, vamos ver que os sintomas são típicos de pessoas que moram em grandes cidades, onde o tempo para o lazer é bem mais reduzido que nas outras."
A psiquiatra considerou transtorno mental leve todo problema que afete o desenvolvimento pessoal, a vida profissional ou o relacionamento social da pessoa.
Assim, por exemplo, a dependência de nicotina foi considerada um transtorno quando afetou a vida do paciente de tal forma que ele não conseguia mais viver suas rotinas de trabalho e social sem sofrer desgastes.
O trabalho de Laura também mostrou que os grupos mais afetados pelos transtornos mentais leves são os de maior escolaridade e com maior renda.
Na opinião dela, isso não significa que as pessoas mais pobres ou de menor escolaridade não sofram de problemas como depressão, ansiedades ou alguns tipos de fobias.
"As pessoas com menor renda e escolaridade sofrem pressões e desenvolvem transtornos da mesma maneira, mas manifestam de forma diferente. Os sintomas que aparecem são muito mais físicos, como dores intensas de cabeça ou de estômago. Por isso, é mais difícil ainda diagnosticar transtornos mentais leves nesses grupos."
Para a coordenadora de saúde mental da região na Secretaria de Estado da Saúde, Luizemir Lago, o ideal é que cada serviço de saúde esteja orientado a relacionar sintomas comuns a outros problemas a causas de origem mental. "Quando um paciente chega ao posto de saúde com cirrose, causada pelo alcoolismo, o que ele pode estar sofrendo na verdade é depressão."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.