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Avenidas podem ter 2 faixas
só para ônibus
ARIEL KOSTMAN
da Redação
A Prefeitura de São Paulo pretende ampliar o número de faixas
exclusivas para ônibus em grandes
avenidas da cidade. Em vez de
uma, os ônibus teriam duas faixas
somente para eles.
"Nossa prioridade é melhorar a
velocidade operacional dos ônibus", afirmou o secretário municipal dos Transportes, Getúlio Hanashiro, que assumiu o cargo na
última quinta-feira.
O secretário se reuniu anteontem com a direção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)
e da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) e pediu um estudo sobre os impactos
da medida no trânsito da cidade.
"Pelo menos nos horários de pico, os ônibus teriam duas faixas
exclusivas e poderiam atingir uma
velocidade média melhor."
A medida será testada, em princípio, em avenidas como a Radial
Leste e a Rangel Pestana.
De acordo com Hanashiro, o
transporte coletivo precisa ser
priorizado. "As faixas reversíveis
e solidárias implantadas até agora
só favorecem os carros. Precisamos aumentar a velocidade dos
ônibus para beneficiar a maioria
da população e reduzir os custos", disse ele.
Circulando com maior velocidade, os ônibus poderiam recuperar
uma parte dos passageiros que
vêm perdendo nos últimos anos.
De acordo com o Transurb (sindicato das empresas de ônibus), a
média mensal de passageiros do
sistema vem caindo sucessivamente desde 1995. Naquele ano, o
sistema transportava 163,81 milhões de pessoas por mês. Em
1996, a média mensal caiu para
151,97 milhões. No ano passado,
foram 134,25 milhões de passageiros por mês. Neste ano, até o final
de outubro, a média mensal ficou
em 121,56 milhões, uma queda de
25,8% em relação a 95.
Se os ônibus conseguirem circular com mais passageiros, o subsídio pago pela prefeitura às empresas poderá ser reduzido.
Atualmente, a prefeitura paga
R$ 0,09 por passageiro, para complementar a remuneração das empresas.
"Com um melhor aproveitamento dos ônibus, o sistema poderia trabalhar com mais equilíbrio", disse Hanashiro.
O secretário prepara também
uma ofensiva contra os perueiros
clandestinos, apontados como vilões pelos donos das empresas de
ônibus. "Vamos intensificar a fiscalização e as apreensões de peruas clandestinas", promete Hanashiro.
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