São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária de Segurança do PA é exonerada

DA AGÊNCIA FOLHA

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), anunciou ontem a exoneração da secretária da Segurança Pública do Estado, Vera Lúcia Tavares.
É a principal mudança na cúpula da segurança do Pará após o caso da adolescente de 15 anos presa com homens em uma cela em Abaetetuba (PA).
Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação do Estado), a governadora disse apenas que a saída de Tavares do cargo era uma questão administrativa e não deu outros detalhes. A reportagem não conseguiu falar com a secretária ontem.
Em novembro, o então delegado-geral da Polícia Civil Raimundo Benassuly foi exonerado do cargo depois de afirmar que a adolescente apresentava uma debilidade mental.
A menina, acusada de tentativa de furto, ficou detida durante pelo menos 20 dias com mais de 30 homens e foi submetida a abusos sexuais, violência e estupros seguidos. O caso veio à tona somente após o Conselho Tutelar de Abaetetuba denunciá-lo às autoridades.
Tavares será substituída pelo o atual superintendente da Polícia Federal no Pará, o delegado Geraldo Araújo. Ele disse que só irá falar com a imprensa depois que tiver tomado posse no cargo, o que deverá acontecer somente na segunda quinzena do mês de janeiro.
Ainda está em andamento a sindicância aberta pela Corregedoria da Polícia Civil para apurar a conduta dos delegados e policiais civis envolvidos na prisão da adolescente.
A delegada Liane Martins, encarregada inicialmente da sindicância, foi afastada da investigação por Tavares depois de, em uma entrevista à Folha, minimizar a culpa dos policiais no caso e jogar a responsabilidade pelos abusos sofridos na própria garota.
A governadora anunciou também mudança na Secretaria de Educação do Estado. O atual secretário Mário Cardoso será substituído pela pró-reitora de Administração da UFPA (Universidade Federal do Pará), Iracy Gallo Ritzmann.
De acordo com a Secom, Cardoso pediu para deixar o cargo para tocar outros projetos.
(SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: Em Maceió, preso passa 15 dias acorrentado a corrimão
Próximo Texto: Saída de SP é calma em início de feriado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.