São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entre as dez cidades com mais homicídios, única capital é Recife

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Recife é a única capital entre as dez cidades com o maior número de homicídios do país. Além disso, Pernambuco é o Estado com mais cidades entre as 10% mais violentas do país -74 de 556.
"As pessoas em Recife matam por muito pouco. Em briga de casal ou em briga de bar, as coisas são resolvidas na faca, que já está sendo substituída pelo revólver", diz o coordenador do movimento Recife pela Paz, Daniel Chagas.
Adriano Oliveira, pesquisador do Núcleo de Instituições Coercitivas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), diz que a atuação de grupos de extermínio, o tráfico de drogas e os crimes de proximidade -sobretudo aqueles ligados a álcool e a acerto de contas- são determinantes.
"Apesar de já percebemos uma atuação do governo na desarticulação de grupos de extermínio, falta um estudo para priorizar onde as ações devem ser mais efetivas."
Maria Tereza Guimarães, presidente do Iace (Instituto Antônio Carlos Escobar) -conjunto de entidades para combate à violência em Pernambuco-, diz que os cidadãos também têm a sua parcela de culpa quando não denunciam crimes e não cobram providências de governantes.
Guimarães é viúva do psicanalista Antônio Carlos Escobar, que foi morto em dezembro de 2005 em um semáforo de uma movimentada avenida em Recife, após buzinar para denunciar um assalto que acontecia no carro da frente.
Segundo ela, a impunidade e a falta de investimento em educação também são fatores para aumentar os índices de criminalidade na capital.
"O adolescente que fez o disparo contra meu marido era fugitivo de uma fundação de ressocialização. Depois de tudo isso, ele foi preso novamente após assaltar um policial e deixá-lo tetraplégico. Os jovens estão desgovernados. Falta representação de família, escola e Estado", afirma.
A Secretaria da Defesa Social diz que o número de homicídios no Estado está caindo devido à aplicação das metas do programa Pacto pela Vida, que foi formulado em conjunto com a sociedade civil e implantado em maio do ano passado.
"O problema é que em Pernambuco também há a questão cultural. Das 348 vítimas de homicídios ocorridos até hoje [ontem] no ano, 20 são mulheres. Destas, dez foram mortas dentro de suas casas", afirma o gerente de comunicação da secretaria, Joaquim Souza Netto.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Mapa da violência: Líder de morte no trânsito tem buracos de 2m
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.