São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Falha trava inscrição em vestibular via Enem

Milhares de alunos não conseguiram se cadastrar ontem no 1º dia de funcionamento do Sistema de Seleção Unificada; prazo termina na 4ª

Estudante que fez Enem pode concorrer a 47,9 mil vagas em em instituições públicas de ensino superior; para o MEC, problema foi só de "lentidão"

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL
ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Milhares de estudantes não conseguiram ontem se cadastrar no primeiro dia de funcionamento do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do qual alunos que fizeram o Enem podem concorrer a 47.913 vagas em 51 universidades públicas e instituições de ensino profissional.
O prazo para os candidatos acessarem o sistema e se candidatarem a um curso termina às 23h59 de quarta-feira.
Os primeiros relatos de problemas começaram ainda pela manhã -o sistema abriu às 6h.
O Ministério da Educação atribuiu a situação ao grande número de acessos, mas atenuou o problema -falou apenas em "lentidão" e "indisponibilidade" pontual.
Ao meio-dia, quando estudantes já reclamavam de dificuldades de acesso, uma nota do MEC deu a situação como corrigida e "o acesso normalizado ainda no início da manhã". "As inscrições são feitas normalmente."
Para o MEC, a única "indisponibilidade" do sistema ocorreu à tarde, em razão de um defeito em um equipamento e da queda de conexão de internet do ministério. Nova nota da pasta às 20h33 dizia que o sistema voltara ao normal.
Não foi o que ocorreu. A Folha tentou em cerca de 30 ocasiões o acesso à página, das 11h às 21h30, em quatro computadores diferentes, em locais distintos. Ora ao digitar o número de inscrição e senha, ora ao confirmar dados do cadastro, a mensagem era a mesma: "Ocorreu um erro no sistema".
A página do Sisu comporta 200 mil visitas simultâneas -o MEC não informou se o número foi excedido.
O último balanço apontava 45 mil inscrições feitas -de um universo de 2,9 milhões de alunos que prestaram o Enem.
O problema se agrava porque o MEC recomenda que os alunos visitem todos os dias o Sisu para verem sua posição em relação aos outros concorrentes.
"O uso do Sisu parece que vai ser mais estressante do que a prova do Enem. O sistema já está completo e no ar, porém já está travando com 7.000 pessoas usando. Imaginem quando tiver 500 mil", disse o professor Ramon Lamar, 46, que fez o Enem. "Tentei acessei o site, mas deve estar congestionadíssimo, pois não consegui ainda nem escolher o curso", diz a estudante Elisa Machado.
Na internet, pipocavam as reclamações. A página da Folha Online contabilizou 138 mensagens do tipo até as 21h40. No Twitter, havia 2.986.
Ontem, o MEC disse que quem quiser se inscrever conseguirá fazê-lo e afirmou que a equipe de informática faz ajustes na página. Por ora, não se cogita estender o prazo de inscrição para além de quarta.


Próximo Texto: Walter Ceneviva: Mais técnica na política
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.