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Empreendimento custará R$ 6 bilhões e terá ilha artificial
Proximidade do porto de Santos traz oferta de mão-de-obra; malha ferroviária e rodovias facilitam acesso de cargas
Com 18,5 m de profundidade no local, ilha artificial pode comportar navios de grande porte; em Santos, atracam apenas os de médio porte
DA ENVIADA ESPECIAL A PERUÍBE
Peruíbe foi escolhida pela
empresa LLX para receber o
porto de R$ 6 bilhões por sua
localização e estrutura de acesso. "Vamos construir o porto no
Estado de São Paulo, no coração do país. Nós encontramos
em Peruíbe uma área com dimensões adequadas para receber um empreendimento desse
porte", afirma o diretor de desenvolvimento da empresa, José Salomão Fadlalah.
O fato de estar localizado a 70
km do porto de Santos é um facilitador, segundo a LLX. "Podemos usar mão-de-obra, como despachantes, que está
acostumada a fazer esse tipo de
trabalho na Baixada Santista",
diz o diretor.
Para transportar as cargas
que serão movimentadas no
porto devem ser usados a malha ferroviária (hoje a linha férrea que passa no terreno está
desativada) e o acesso rodoviário pela rodovia Padre Manoel
da Nóbrega.
O plano de trabalho da empresa prevê a criação de uma
ilha artificial a 3 km da praia
-dessa forma, a profundidade
no local deve chegar a 18,5 m e
será possível a atracação de navios de grande porte. Santos,
por exemplo, recebe hoje navios de porte médio.
Haverá espaço para abrigar
11 navios ao mesmo tempo. A
ilha e os pontos de atracação serão protegidos das ondas por
quebra-mares -que podem alterar o ambiente local. A ilha
será ligada ao continente por
uma ponte, o que permitirá o
acesso da carga por caminhões
e esteiras transportadoras.
Para conseguir efetivamente
implantar o empreendimento,
a empresa precisará, primeiro,
fazer um Eia-Rima (estudo e
relatório de impacto ambiental), o que deve levar dez meses.
Se o Eia-Rima for aprovado pela Secretaria de Estado do Meio
Ambiente, a construção do
complexo portuário levará três
anos para ser concluída.
De acordo com o engenheiro
João Acácio Gomes de Oliveira
Neto, presidente da DTA Engenharia, responsável pela elaboração do estudo de impacto
ambiental, o cancelamento da
audiência pública deve atrasar
o processo.
"Não consigo entender por
que foi suspensa a audiência,
que é um instrumento democrático e legítimo. Mas trabalho
em projetos de dezenas de portos no país e acredito que o Porto Brasil seja possível de concretizar", afirmou.
A empresa LLX não encara o
porto de Santos, hoje o principal do país, como um concorrente. "É como comparar os aeroportos de Congonhas e Guarulhos [o primeiro na capital
paulista, e o segundo, na Grande SP], que têm uma complementaridade. O porto de Santos continuará sendo muito importante", diz Fadlalah.
De acordo com a Antaq
(Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Santos
atualmente é o porto brasileiro
que movimenta o maior valor.
Já o porto de Tubarão (ES) é o
que movimenta a maior carga,
com destaque para o minério
de ferro.
O ministro Pedro Brito do
Nascimento, da Secretaria Especial de Portos, disse à Folha
que ainda não recebeu formalmente o projeto do Porto Brasil, mas que conhece a idéia do
complexo portuário para Peruíbe. "É claro que vamos analisar toda iniciativa privada
com muita atenção."
Ele afirmou, entretanto, que
têm sido feitos investimentos
no porto de Santos que permitirão o aumento de sua capacidade. Segundo ele, foi contratado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de R$ 1,3 milhão,
um estudo para a ampliação.
O ministro diz ainda que há
um programa de dragagem para aprofundar o canal -hoje
com cerca de 13 m- para 15 m.
Dessa forma, Santos também
poderá receber navios de grande porte. De acordo com a Codesp (estatal que administra o
porto de Santos), há obras de
construção de duas avenidas
perimetrais para melhorar o
acesso ao porto. O objetivo das
obras é duplicar a capacidade
do local, que hoje opera cargas
que representam 26% da balança comercial do país.
(AFRA BALAZINA)
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