São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cenepi gerencia 4 sistemas

da Sucursal de Brasília

O sistema de mortalidade é um dos quatro que o Centro Nacional de Epidemiologia gerencia.
Além dele, há o sistema de nascidos vivos, que reúne informações de todos os nascidos vivos do Brasil, o sistema de agravos de notificação, que se refere às doenças de notificação obrigatória, como sarampo, coqueluche, febre amarela e dengue, e o sistema de cobertura vacinal, que permite a aferição, município por município, da cobertura vacinal alcançada.
Variações
O sistema de mortalidade é o mais antigo: existe desde meados dos anos 70. Todo atestado de óbito é analisado.
"Nós qualificamos o atestado, porque muitas vezes o médico preenche com definições em que não fica muito clara qual é a causa básica da morte", disse o diretor, Jarbas Barbosa.
O sistema de mortalidade é nacional, mas apresenta variações. Os dados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste têm alto grau de confiabilidade. "Os das regiões Nordeste e Norte ainda precisam ser melhorados", disse. "A gratuidade do registro de nascimento certamente vai facilitar."
Os dados serão publicados e estarão disponíveis em CD-ROM. A partir da próxima semana, estarão também disponíveis na home page da Fundação Nacional de Saúde, que é encontrada neste endereço: www.fns.gov.br (BB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.