São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A cidade é sua

cidadesua@uol.com.br

Leitora diz que exame trocado provocou erro em prescrição

DA REPORTAGEM LOCAL

A leitora Leila Rodrigues Silva reclama que os exames médicos de sua mãe, Ivone da Silva, foram trocados e que isso fez a prescrição ser equivocada. Ela conta que percebeu o erro ao recolher guias de exames no posto de saúde da região de Burgo Paulista, na zona leste da capital.
No local, uma médica endocrinologista havia pedido inicialmente à sua mãe a realização de exame de urina e de sangue. Ao retornar com os resultados, em janeiro deste ano, verificou-se que a tireóide apresentava problemas. Foi receitado um medicamento e requerida a realização de novos exames.
"Quando peguei as guias para verificar o dia agendado, constatei que uma das três folhas do exame, justamente a que tem o resultado da tireóide, não era dela, mas de uma outra paciente. Imagina se esse medicamento que ela estava tomando trouxesse algum tipo de problema."
A leitora disse considerar o ocorrido "uma falta de responsabilidade" porque a médica leu os exames antes de entregá-los à mãe de Leila.

Resposta: A Secretaria Municipal da Saúde informou que determinou a apuração do caso. A Coordenadoria de Saúde Leste, responsável pela UBS Burgo Paulista, também realizou novos exames na paciente, descartando qualquer problema pela ingestão do medicamento. A paciente passou a ser acompanhada nas novas consultas por uma equipe médica. A secretaria disse que aplicará as medidas cabíveis aos responsáveis.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: A comunidade dos pindaíbas
Próximo Texto: Catálogos não foram produzidos, diz artista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.