São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS

Promotoria tenta impedir marcha da maconha

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA

O Ministério Público de São Paulo luta na Justiça para impedir a realização da marcha da maconha no próximo domingo, marcada para as 14h no parque Ibirapuera. A marcha ocorre também em diferentes cidades do mundo neste final de semana e em mais 11 cidades brasileiras na tarde de domingo.
Com o pedido de medida liminar, o Ministério Público espera decisão semelhante à concedida pela Justiça a seu órgão corresponde na Bahia.
"Em pelo menos três Estados houve decisões desse tipo. Difundir o uso de droga é crime previsto já na própria Lei de Entorpecentes. Esperávamos uma decisão favorável ainda hoje [ontem], o que não ocorreu até as 19h", afirmou o promotor Marcelo Luiz Barone, um dos autores do pedido juntamente com a promotora Paula Castanheira Lamenza.
Na ação, eles consideram que a realização da marcha demonstra uma "verdadeira guerra declarada contra a saúde pública." Eles afirmam também que o material sobre o evento é divulgado em site suspeito de encobrir infrações penais, já que não tem domínio "br".
Um dos participantes do Coletivo da Marcha da Maconha, o sociólogo Renato Cinco, diz que a manifestação é uma questão de liberdade de expressão e que o movimento tentará derrubar as liminares.
"Queremos mostrar a nossa opinião sobre uma lei [que caracteriza a maconha como substância ilegal]. A proibição gera conseqüências muito piores que a legalização."
Segundo Cinco, foi informado que os participantes não devem portar maconha durante a realização da marcha.
A Justiça da Bahia suspendeu a realização da "marcha da maconha" em Salvador, prevista para domingo. Considerou que os responsáveis pelo ato publicam em seu site notícias "que desejam convencer e incrementar a legalidade do uso indevido da droga".


Texto Anterior: Pensão não paga faz Flávio Maluf ter prisão decretada
Próximo Texto: Rei Momo: Aos 54, morre o rei eleito em sete Carnavais de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.