UOL


São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lar nasceu a partir de iniciativa de professora

DA REPORTAGEM LOCAL

O Lar Escola São Francisco nasceu da iniciativa da professora secundarista Maria Hecilda Campos Salgado, 102. Em 1942, ela era voluntária no antigo abrigo de menores da capital paulista, cuidando de 13 meninos órfãos com deficiência física.
No ano seguinte, decidiu alugar uma casa e passou a assumir a responsabilidade total das crianças, passando a abrigá-las em regime de internato. Em 1946, com ajuda de amigos e empresários paulistas, a professora comprou a primeira casa, na rua França Pinto nš 783, na Vila Mariana, zona sul.
Em 1951, o lar recebeu autorização da Secretaria da Educação para funcionar como escola de educação especial. Três anos depois, o local passou a oferecer cursos profissionalizantes, como tapeçaria, marcenaria, tipografia, pintura, costura, sapataria, entre outros. Em 1966, foi inaugurada a sede onde até hoje funciona o lar, à rua dos Açores nš 310, em terreno de 7.300 m2 cedido em comodato pela prefeitura.


Texto Anterior: Lar Escola São Francisco: Centro de reabilitação é referência
Próximo Texto: Aids: Brasil tenta reduzir custo de tratamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.