São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil confirma mais 2 casos de gripe suína

Os 2 pacientes, um do RJ e outro de SP, foram contaminados dentro do país por doentes procedentes dos EUA

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde confirmou ontem dois novos casos de gripe suína, ou gripe A (H1N1): um no Rio e outro em São Paulo. Ambos são autóctones, ou seja, de contágio dentro do país. Agora, são 16 os casos confirmados no Brasil.
Os dois pacientes estão internados e passam bem. Nos dois casos, o contágio ocorreu no contato com outros doentes, que haviam viajado para os Estados Unidos recentemente.
O ministério não deu detalhes sobre os novos doentes -como sexo, idade e hospitais onde estão. Em nota, reforça a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a necessidade de se manter o sigilo da identidade dos casos confirmados, suspeitos e em monitoramento, "evitando estigma social".
A existência de dois casos seguidos de transmissão autóctone não significa agravamento da situação no país ou transmissão sustentada da doença, diz o ministério. Segundo a pasta, todos os quatro casos autóctones já registrados no Brasil têm relação direta com doentes que vieram de fora do país -do México ou dos EUA.
São Paulo é o Estado com maior número de confirmações (sete), seguido de RJ (cinco), SC (dois), MG (um) e RS (um).
O ministério tem feito a busca e o monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato próximo com esses pacientes.


Texto Anterior: Secretaria decide recolher mais 5 livros
Próximo Texto: Nova Odessa: Político é preso após atropelar 2 fiscais de trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.