São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em 25 minutos, reunião decidiu volta para casa

JOSÉ EDUARDO RONDON
AFONSO BENITES
DA AGÊNCIA FOLHA

A presidente da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) -estatal responsável pela barragem Algodões 1-, Lucile Moura, diz que seguiu ordem do governador Wellington Dias (PT) ao autorizar que famílias retiradas de áreas de risco próximas à barragem voltassem para casa menos de uma semana antes do rompimento do complexo.
"O governador fez um acordo com as famílias para que, tão logo tivesse um parecer da engenharia que desse orientação de segurança da barragem, a gente retornasse com elas para suas casas. O que a gente tinha lá? Um parecer da engenharia."
O parecer favorável foi dado pelo engenheiro Luiz Hernane de Carvalho.
A liberação do retorno foi decidida em reunião entre representantes de vários órgãos na prefeitura do município, no dia 21.
A reportagem teve acesso à ata do encontro. A transcrição diz que o engenheiro, contratado pelo governo do Estado, disse que não havia "hipótese alguma" de rompimento da barragem e que os moradores poderiam voltar para casa. Ressalvou que deveria ser evitada a volta "daqueles que moram no leito do rio [Pirangi]".
O documento da reunião, que durou cerca de 25 minutos, diz que Carvalho declarou que uma rampa de acesso da barragem cairia, mas que não causaria problemas.
Lucile Moura disse naquela ocasião que o retorno dos moradores poderia ser feito de imediato.
Além de Moura e Carvalho, assinaram a ata do encontro outras 18 pessoas. Havia representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Piauí.
A Folha tentou contato com o engenheiro ontem, pelo segundo dia seguido, sem sucesso. O governador também não comentou as declarações de Lucile Moura até a conclusão desta edição. Segundo sua assessoria, ele fez cirurgia odontológica anteontem.


Texto Anterior: Areia encobre o que antes era um vale verde
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.