São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Com 3,5 m de altura, estátua de são Paulo atrai público na praça da Sé

DA REPORTAGEM LOCAL

Com 3,5 m de altura, uma estátua do apóstolo Paulo, que é o padroeiro paulistano desde o ano passado -em substituição a santa Ana-, mobilizou ontem o público da praça da Sé.
Inaugurada no domingo, ela chegava a juntar ontem, ao mesmo tempo, mais de cem pessoas, que tocavam seus pés e especulavam sobre quem a esculpiu, qual material foi usado e também sobre a vida do santo.
A placa do monumento não ajuda a esclarecer os questionamentos. Oito das 14 linhas de seu texto são dedicadas a falar sobre o patrocinador, a Mapfre Vera Cruz Seguradora, que é citado em letras maiores que as do nome de são Paulo.
Procurada no final da tarde de ontem, a empresa não comentou sobre a doação e a redação da placa até a conclusão desta edição.

De perseguidor a cristão
As outras linhas da placa só contam que o monumento é comemorativo aos 2.000 anos de nascimento do apóstolo. Não se fala de sua história -um judeu romano que perseguia cristãos e, após ter uma visão de Deus, converteu-se ao cristianismo.
O monumento, em bronze, foi feito pelo artista plástico Murilo Sá de Toledo, segundo a Cúria Diocesana.
Para a dona de casa Manuela Correia Moura, 60, a falta de informações não fez falta. "Achei a estátua muito bonita. Sou católica e gosto muito de são Paulo", diz ela.
A funcionária pública Antônia da Silva, 69, "adepta de todas as religiões, desde que sejam com Deus", gostou da renovação do cartão postal da catedral, na praça -a estátua fica em frente à escadaria, a vários metros de distância. "Embelezou a praça", diz ela, que passa ali diariamente.
Na praça já bastante conhecida pelo sincretismo religioso, dois grupos de pregadores evangélicos estavam ao lado da estátua.
À direita, Gideon dos Santos, da igreja Mundial do Poder de Deus, contou que o local é bom para trazer pessoas à religião. "A Sé é onde há mais pessoas carentes em São Paulo. Carentes especialmente da palavra de Deus."
(DANIEL BERGAMASCO)


Texto Anterior: Vazamento de gás interdita a marginal Tietê por três horas
Próximo Texto: Greve: Nova reunião termina sem acordo na USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.