São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

FOCO

Parque no Ipiranga terá mais verde e uma arena para shows

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

O parque da Independência, no Ipiranga (zona sul de São Paulo), vai ganhar pista de skate e arena para shows em uma área anexa de 22 mil metros quadrados.
Hoje, o parque, que fica em frente ao Museu Paulista da USP (conhecido como Museu do Ipiranga), tem 161 mil metros quadrados.
Entre a ruas Bom Pastor e dos Sorocabanos, a área da ampliação é uma antiga propriedade do Instituto Bom Pastor, onde, até a década de 70, funcionou um orfanato.
Segundo a prefeitura, uma construtora comprou a área e demoliu a maioria de seus prédios. Ficou de pé apenas uma antiga igreja ortodoxa russa, que será preservada.
Em 2004, o Conpresp (órgão municipal do patrimônio histórico) abriu processo de tombamento do terreno, o que "congelou" seu uso.
Para poder construir empreendimentos imobiliários, a construtora teria de obter autorização do Conpresp, o que, na prática, inviabilizaria qualquer projeto.
Em 2008, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) declarou o terreno de utilidade pública e, no ano passado, a prefeitura concluiu o processo de desapropriação.
A empreiteira que fará a ampliação do parque será escolhida no mês que vem e terá, a partir da assinatura do contrato, seis meses para concluir as obras. O valor máximo é de R$ 1,2 milhão.
O parque é tombado pelo patrimônio histórico.


Texto Anterior: Hilton Luiz Libos (1954-2011): Foi poeta e jornalista do caderno "Folhetim"
Próximo Texto: Prefeitura começa a "descongelar" a verticalização em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.