UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Diadema vai para frente da CDHU

DA REPORTAGEM LOCAL

A calçada em frente ao prédio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) em São Paulo ganhou ontem mais 200 sem-teto, provenientes de Diadema, Grande São Paulo. Funcionários da empresa estadual têm de usar a porta lateral.
O grupo chegou ontem em quatro ônibus à avenida Nove de Julho (zona oeste), onde já estavam 415 famílias. Alguns sem-teto montaram suas barracas no canteiro central da avenida, entre os corredores de ônibus de cada pista. Todos usam um banheiro improvisado em um bueiro.
Eles deixaram o hotel Danúbio, no centro da cidade, na última quinta-feira, após terem ocupado o edifício na madrugada da segunda-feira da semana passada.
Hamilton Silvio de Souza, coordenador do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC), se mostrava ontem desanimado com a paralisação das negociações com a CDHU, que só retomará o diálogo quando os sem-teto saírem do local. "Se derem alojamento provisório para cem famílias, nós saímos", diz Souza. "A vizinhança, agora, nega até água para nós."
Famílias que invadiram o prédio do hotel Terminus, na avenida Ipiranga (no centro), têm reunião hoje, às 11h, para tentar adiar a reintegração de posse determinada pela Justiça na última sexta. O dono do imóvel, que seria Ricardo Nunes Peres, segundo os sem-teto, deve estar presente.
Os integrantes do MSTC também esperam uma solução para as ocupações dos três edifícios particulares na capital, que abrigam em condições precárias 2.500 famílias, na reunião de amanhã, às 16h30, na sede da Secretaria Municipal da Habitação, que incluirá representantes do Ministério das Cidades, da Secretaria da Habitação do Estado e da Caixa Econômica Federal.
O advogado do movimento, Manoel Del Rio, disse que serão dez os representantes dos vários grupos dos sem-teto presentes na reunião. A pauta de negociação inclui a entrega de 2.000 unidades habitacionais até o final do ano e 500 já, em caráter de emergência.


Texto Anterior: Habitação: Volkswagen recorre para recuperar terreno
Próximo Texto: Sem-teto invadem dois imóveis na região metropolitana de Recife
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.