São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 Como posso saber se estou acima do peso ou se estou obeso?
A forma mais utilizada para avaliação do peso corporal é o IMC (índice de massa corporal). Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas pela sua altura em metros elevada ao quadrado (IMC= Peso / Altura elevada ao quadrado). O valor obtido estabelece o diagnóstico da obesidade/sobrepeso.

2 Quais são os valores de referência do IMC?
Se o resultado do IMC for de 18 a 24,9, você tem o peso saudável. De 25 a 29,9, você está com sobrepeso (pré-obesidade), de 30 a 34,9, você é obeso, de 35 a 39,9 você é muito obeso e com IMC acima de 40 você está com obesidade mórbida.

3 Quais são os principais problemas da obesidade?
A pessoa com excesso de peso ou com obesidade já estabelecida tem risco aumentado de problemas cardiovasculares, risco de desenvolver diabetes e síndrome metabólica (conjunto de fatores que são prejudiciais à saúde).

4 Como é possível reverter esse quadro?
Para ter uma vida saudável é necessário alimentar-se corretamente para manter o peso adequado, parar de fumar, realizar atividades físicas pelo menos durante 30 minutos por dia e controlar a hipertensão, o colesterol e o diabetes.


Texto Anterior: Saúde/Endocrinologia: Homem brasileiro está mais gordo, diz pesquisa
Próximo Texto: Passei por isso: A obesidade afetou a minha qualidade de vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.