São Paulo, domingo, 30 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens decidem procurar tratamento depois que já estão com complicações

DA REPORTAGEM LOCAL

Admitir que está acima do peso e aceitar que é preciso fazer um tratamento para emagrecer é uma tarefa muito difícil para os homens. Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a maioria dos homens com sobrepeso só resolve levar um tratamento a sério depois que descobre que já está com alguma complicação no organismo.
A complicação que causa mais medo é a esteatose hepática -ou infiltração de gordura no fígado. A doença, considerada do mundo moderno, é silenciosa e pode evoluir para cirrose sem que o paciente tenha o hábito de consumir álcool.
"Só depois de receber esse diagnóstico é que o homem vai levar o tratamento a sério. É nesse momento que a obesidade deixa de ser uma preocupação estética e passa a ser vista como uma patologia", disse o médico José Antônio Maluf de Carvalho, coordenador do estudo feito no Einstein.
A mesma opinião compartilha Bruno Geloneze, pesquisador do Departamento de Endocrinologia da Unicamp.
"Para você conseguir sensibilizar o homem, você precisa ter um canal de comunicação bem estabelecido. Um deles é a presença de alguma alteração visível em algum órgão. O risco de doença cardíaca, por exemplo, fica apenas na hipótese, ao contrário da doença no fígado, que é visível", disse.


Texto Anterior: Passei por isso: A obesidade afetou a minha qualidade de vida
Próximo Texto: Mais saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.