São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

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Motorista questiona taxa extra para renovar serviço de pedágio

DA REDAÇÃO

O leitor Antônio Carlos Serrão utiliza há cinco anos o sistema Sem Parar/Via Fácil, que permite o pagamento eletrônico de taxas de pedágio e de estacionamentos. Na semana passada, diz ter ficado surpreso com a cobrança de uma taxa de renovação de serviço, no valor de R$ 53.
Ele questiona o pagamento pela ausência de uma "contraprestação do serviço", uma vez que já possui instalado o aparelho de radiofrequência, necessário para a identificação do veículo.
"Como já estou cadastrado, já pago a mensalidade e tenho instalado o equipamento, não existe qualquer serviço da parte do Sem Parar que justifique essa cobrança", afirma.
O usuário diz ter procurado o serviço de atendimento da empresa para esclarecimentos. Mandou e-mail e escreveu para a Ouvidoria, mas, segundo ele, não obteve resposta de nenhum desses setores.

Resposta: O grupo STP afirma que a prestação do serviço é válida por cinco anos, conforme previsto no termo de adesão. Segundo a empresa, a taxa é necessária para a aquisição de novos aparelhos, que, quando for o caso, são substituídos "sem ônus".



Leitora: Neide Kiyomi Wada Amaral
Empresa: Saraiva
Queixa: A leitora conta que comprou um livro em oferta de "pré-venda" em maio, mas, passado um mês, não recebera o produto. Quando tentou registrar reclamação no SAC, não foi atendida, diz.

Resposta: A livraria afirma que houve atraso na entrega devido problemas com a transportadora e que a compra já foi cancelada.



Leitora: Silvia Eduarda Ribeiro Coelho
Empresa: LG
Queixa: Leitora contatou a assistência técnica da empresa para reparar uma TV de plasma, ainda na garantia. Como, após quatro visitas, o problema não havia sido solucionado, ela ligou para a empresa, sem sucesso.

Resposta: A empresa afirma que já entrou em contato com a cliente e lhe informou um prazo para a solução definitiva do caso.



Leitora: Nayla Marísia Amaral Carvalho Dipold
Empresa: CET
Queixa: "Em julho, viajei e meu carro ficou na garagem. Ao retornar, recebi uma notificação de multa por desobediência ao rodízio. Enviei minha defesa, mas a multa já foi lançada no sistema do Detran."

Resposta: A CET afirma que já encaminhou o pedido de cancelamento da multa e que a leitora receberá uma notificação a respeito.



Leitor: Fausto Teixeira da Silva
Empresa: Samcil
Queixa: Cliente do plano desde 92, conta que a mulher quebrou o pulso e precisa de cirurgia urgente. "Disseram que era necessária uma autorização. Faz cinco dias que aguardamos e existe risco de ela perder a mão."

Resposta: A Samcil Planos de Saúde informou que já prestou os esclarecimentos necessários ao contatar a esposa do leitor.


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