São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem morre em enchente no RS ao tentar deixar casa a nado

Foi a segunda morte no Estado e a terceira na região desde sábado, em razão das chuvas

DA AGÊNCIA FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um homem morreu afogado ontem ao deixar sua casa a nado em área inundada em Taquara (73 km de Porto Alegre).
Foi a terceira morte desde sábado em decorrência das chuvas na região Sul e a segunda somente no RS, onde há duas pessoas desaparecidas.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, Darci Assunção, 44, havia ignorado um alerta para deixar o local na véspera. Ele vivia próximo a um balneário da cidade, onde o rio Sinos ficou 7,8 metros acima do normal.
Outra morte foi registrada em SC, o Estado mais afetado pelas chuvas. Clóvis Belin, 30, morreu anteontem, ao tentar atravessar, de carro, uma ponte alagada em Campo Belo do Sul.
Na região, ao menos 420 mil pessoas em 127 municípios sofreram transtornos pelos temporais. Ao menos 11 mil ainda estavam fora de casa até ontem.
Os moradores utilizam a internet para trocar informações. A Polícia Rodoviária Federal em SC criou um "perfil" no microblog Twitter, em que atualiza dados sobre as rodovias.

Risco de acidentes
Santa Catarina registrava ontem 6.000 pessoas desalojadas e desabrigadas em 72 municípios. No vale do Itajaí, as chuvas de agosto a setembro já superam em 90%, em média, o volume de chuvas em relação ao mesmo período de 2008.
A região foi a mais atingida pelas enchentes ano passado, quando 135 pessoas morreram e 80 mil deixaram suas casas.
A perspectiva de mais chuvas, intensificadas neste ano pelo fenômeno El Niño, traz preocupação à região. As tempestades recentes deixaram o solo "extremamente vulnerável" no Estado, o que pode provocar deslizamentos. (MATHEUS PICHONELLI, GRACILIANO ROCHA, ESTELITA HASS CARAZZAI E SAMIA BARBOSA)


Texto Anterior: Metrô melhora embarque no 2º dia, mas segue lotado
Próximo Texto: R$ 5.000: Elza Soares oferece recompensa por laptop furtado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.