São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos querem retomar controle de cozinha

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

Menos de 15 dias após perderem o direito de preparar a comida, os presos de Bangu 3 já reivindicam o controle da cozinha. Desde o último dia 15, quando houve tentativa de fuga seguida de rebelião, a direção da unidade decidiu que a alimentação dos presos será fornecida por uma empresa.
A Folha apurou que o pedido foi feito por José Barbosa, o Cebolinha, o novo "presidente" (líder eleito pelos presos) de Bangu 3, que ocupará o lugar de Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, transferido para Bangu 1 três dias após a tentativa de fuga.
Cebolinha já ocupava o cargo de "vice-presidente" e é homem de confiança de Isaías do Borel, um dos líderes da facção criminosa CV (Comando Vermelho). O diretor do Desipe (Departamento de Sistema Penitenciário), major Hugo Freire, diz que ainda não recebeu "sinalização da demanda [dos presos de controlar a cozinha" pela direção do presídio".
Em depoimento à Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), agentes penitenciários disseram ser difícil vistoriar os cerca de 1.000 kg de alimentos que chegam por dia ao presídio. Bangu 3 tem 896 presos.
"A atividade de confecção da comida, a despeito do que se fala, é aprovada pela VEP [Vara de Execuções Penais]. Não é escândalo e ocorre em várias unidades. Como houve denúncia dos agentes, estamos analisando a questão, que na verdade é administrativa, ou seja, depende de decisão do diretor de cada unidade", diz Freire.
Após a tentativa de fuga, Freire, em nota oficial, disse ter informações da Secretaria de Segurança Pública de que as armas usadas na ação "com grande possibilidade tenham entrado pela cozinha".
Agentes mostraram à Draco documentos enviados desde março ao Desipe apontando fragilidade da segurança na cozinha. Nesse mês, a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, então responsável pelo Desipe, passou o controle da cozinha para os presos.


Texto Anterior: Violência: Visita em Bangu 1 ocorreu sem restrições
Próximo Texto: Policiais civis continuam em greve no ES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.