São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reclamação sobre lixo nas ruas cresce 33%

Ouvidoria recebeu 396 queixas até agosto

DE SÃO PAULO

As reclamações sobre limpeza urbana e lixo nas ruas cresceram 33% neste ano. Os dados são da Ouvidoria-Geral do Município.
O órgão recebeu 396 reclamações entre janeiro e agosto de 2010. No mesmo período do ano passado, foram 297 queixas dos moradores.
A Prefeitura de São Paulo não divulga o número de reclamações feitas ao telefone 156 (serviço de atendimento ao munícipe).
A limpeza não está entre as principais reclamações dos moradores à Ouvidoria. Os maiores índices de queixas ao órgão são em relação à iluminação pública (1.755) e à qualidade no atendimento ao público nas repartições da prefeitura (1.309).
Mesmo assim, o crescimento das reclamações de limpeza é preocupante.
No ano passado, a prefeitura renovou os contratos com as empresas de varrição sem reajuste nos valores pagos. Esse pode ter sido um dos fatores para a queda na qualidade dos serviços.

BASTIDORES
A gestão Gilberto Kassab (DEM) decidiu renovar os contratos com as empresas de varrição em meados deste ano, quando o novo secretário de Serviços, Dráusio Barreto, assumiu o cargo.
Ao convidar Barreto, Kassab determinou que todos os projetos do antigo secretário, Alexandre de Moraes, fossem reestudados.
Como não haveria tempo para concluir a licitação do novo sistema de limpeza pública em quatro meses -os contratos com as empresas de varrição vencem no dia 3-, Barreto foi autorizado a renovar por mais um ano.
O novo secretário, no entanto, foi incumbido de solucionar o problema, inclusive de propor mudanças na legislação, caso necessário.
Além do novo modelo de limpeza urbana, a gestão Kassab prepara mudanças também no sistema de fiscalização dos grandes geradores de resíduos.
Outra medida que será implantada nos próximos meses é a colocação das fotos dos varredores no site da prefeitura. Quando o morador pesquisar o horário de varrição de sua rua, ele saberá quem é o funcionário encarregado do serviço.
Tudo faz parte da ação do governo para evitar desgaste com as notícias negativas das enchentes de verão. (ES)


Texto Anterior: Gestão Gilberto Kassab adia "solução do lixo"
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Processo eleitoral: tempo de rever
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.