São Paulo, sábado, 30 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADANIA

Brancos representam 66%; pardos, 28,5%

Negros somam apenas 4% dos funcionários públicos federais

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Resultados preliminares de um cadastramento feito pelo governo federal apontam uma proporção de 66% de brancos entre os funcionários públicos federais. Os que se classificam como pardos somam 28,5%, e como pretos, cerca de 4%.
Os dados obtidos até agora mostram que a proporção de brancos é maior que a verificada no conjunto da população -53,8% em 2000, segundo o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em compensação, são menores no funcionalismo, em relação ao total da população brasileira, as proporções de pretos (6,2%) e pardos (39,1%).
A secretária de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Wânia Sant'Anna, membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, já recebeu os resultados preliminares e disse que teve uma surpresa positiva com eles: "A gente esperava que essa sobrerepresentação de brancos fosse maior. De qualquer modo, há uma participação de negros".
Sant'Anna disse que, até agora, cerca de 76% dos 460 mil servidores já haviam respondido ao cadastramento. Por isso, embora os dados ainda possam sofrer alterações, representam uma amostra considerável do perfil étnico/racial do funcionalismo.
"O que falta agora é saber a distribuição desses negros, que cargos ocupam e que salários ganham. A nossa intuição é que os negros se concentram em cargos subalternos, ganham menos e pouco aparecem nos escalões superiores", afirmou.
A secretária também elogiou o fato de a quase totalidade dos servidores que já responderam ao cadastramento estar informando sua cor, nos mesmos critérios usados pelo IBGE. A resposta não é obrigatória. É a primeira vez que o cadastramento do funcionalismo público federal indaga a cor dos servidores.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Saúde: Ministério libera R$ 16 mi para os hospitais universitários em crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.