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Bilhete único e plano político explicam valor
DA REPORTAGEM LOCAL
Só uma parte do reajuste de 15% na tarifa de ônibus em São Paulo está ligada à recomposição de custos do transporte (como
diesel e peças) desde a data
do aumento anterior, em
março do ano passado.
A cesta de indicadores
usada para atualizar a remuneração das empresas
acumula só 8,5%. E a inflação no período ficou em
7% pelo IPCA, do IBGE, e
4,7% pelo IPC, da Fipe.
Embora não seja a versão oficial, a decisão de
Gilberto Kassab (PFL) se
baseou também em outros
fatores econômicos e políticos, como compensar a
crescente elevação de custos do bilhete único criado
por Marta Suplicy (PT) e
ampliado por José Serra
(PSDB) e a pretensão do
atual prefeito de evitar novos reajustes até as eleições de 2008 -ou que eles
não sejam tão altos.
Isso somado à visão predominante de assessores
de Kassab que pretendem
tentar diminuir subvenções, investir mais em infra-estrutura e manter a
renovação da frota.
A implantação do bilhete único em 2004 -que
permite transferências
gratuitas em duas horas-
elevou a necessidade de
subsídios ao sistema.
Isso porque a remuneração das empresas e de
perueiros independe da
tarifa. Eles ganham valor
fixo (de R$ 0,99 a R$ 1,81)
por passageiro -inclusive
se for um idoso que viaja
sem pagar ou se alguém
estiver aproveitando as
baldeações do bilhete único, gratuitas ao usuário,
mas pagas pela prefeitura.
Com a integração ao
metrô e trens no final de
2005, foi dado desconto de
27% nos preços unitários.
Se, por um lado, 14 milhões de usuários foram
favorecidos por mês, por
outro isso provocou uma
queda de 3% na receita do
transporte municipal.
E, na gestão Kassab, predomina a idéia de ser a hora de minimizar o déficit.
A prefeitura também quer
conter subsídios -R$ 224
milhões em 2005 e R$ 300
milhões neste ano. Para
2007, a previsão é de R$
320 milhões. Oficialmente, a gestão diz que nem esse valor será suficiente para bancar os custos de R$
2,67 para cada passageiro.
O secretário Frederico
Bussinger (Transportes)
considera equivocada a
avaliação de que a tarifa
subiu acima da inflação
porque os benefícios hoje
são muito maiores com o
bilhete.
(ALENCAR IZIDORO)
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