São Paulo, sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadrilha rouba dois aviões monomotores em Mato Grosso

Oito pessoas renderam o único segurança do local e levaram as aeronaves

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Após render o único guarda que fazia a segurança do aeródromo de Santo Antonio de Leverger, município a 34 km de Cuiabá (MT), uma quadrilha com oito pessoas armadas com pistolas e revólveres tomou as chaves de dois aviões monomotores que estavam estacionados no local e levantou vôo por volta das 3h30 de ontem.
A Polícia Civil de Mato Grosso já instaurou inquérito para apurar o roubo das aeronaves -uma PT 180 e outra PT 210.
Única testemunha da ação, o segurança Pergentino Basílio dos Santos contou à polícia que os criminosos chegaram por volta das 20h e que apenas um dos integrantes do grupo estava encapuzado -o que, para a polícia, indica que se tratava de uma pessoa conhecida na cidade. Cada avião seguiu rumo com quatro tripulantes.
A hipótese mais provável, na análise dos investigadores, é que o grupo pertença a uma quadrilha ligada ao tráfico.
A testemunha relatou que eles falavam "castelhano" e que um dos criminosos tinha sotaque carioca.
O inquérito será presidido pelo delegado municipal da cidade, Sidney Caetano de Paiva, sob a coordenação do delegado regional de Várzea Grande, Antônio Carlos Garcia de Matos.
Matos disse ontem à reportagem que esse foi o primeiro caso de roubo de aeronaves no Estado em pelo menos oito anos. "Não tínhamos qualquer indicação de que esses grupos estavam agindo. Como nunca mais tivemos notícia desse tipo de roubo, não realizamos qualquer monitoração."
Para Matos, os criminosos resolveram decolar de madrugada porque, provavelmente, desceriam em alguma pista clandestina à luz do dia.
O proprietário dos aviões é um fazendeiro de Cuiabá. A Folha telefonou para a casa dele, mas ele não se encontrava. A avó do empresário disse que uma das aeronaves tinha acabado de passar por reforma e seria testada ontem.


Texto Anterior: Outro lado: Nosso gabinete é a casa do povo, diz assessora
Próximo Texto: Bacia de Campos: 7 se ferem após incêndio em navio da Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.