São Paulo, sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

Proprietários recorrem a florais de Bach para acalmar os animais

Rojão estressa cães no Réveillon

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Cachorros e gatos escondidos embaixo de móveis, dentro de armários e, em casos mais extremos, fugindo ou pulando pela janela. O motivo? Barulho de fogos de artifício.
O susto dos animais com as comemorações da passagem do ano é tão grande que muitos donos ficam preocupados e tomam medidas para evitar o sofrimento dos bichos. O engenheiro Fowler Braga Filho, 52, que tem dez cachorros e é coordenador da ONG Focinhos Gelados, dá florais de Bach para tranqüilizá-los.
"Comecei a prepará-los no Natal. É a terceira vez que uso florais. Tem ajudado", diz. Um de seus cachorros fica tão nervoso com o barulho que precisa ser isolado. "Mas todos se assustam, tremem e têm taquicardia."
Dos quatro cachorros da estilista Camila Murano, dois reagem bem ao som dos fogos. Os outros, não. "A Bela e a Bona ficam completamente descompensadas, com os olhos arregalados. Tentam se esconder embaixo da mesa e chegam até a bater o queixo." Adepta dos florais e de remédios homeopáticos para acalmar os cães, Camila lembra de um caso trágico: "O chow chow de uma amiga pulou da janela, na cobertura, e morreu".
A ambientalista Nina Rosa Jacob, que fundou um instituto de valorização da vida animal, sugere que os donos deixem o animal dentro de casa, coloquem uma música e fiquem perto deles. Segundo ela, há relatos de cães que se perdem ao fugir e de suicídio involuntário -quando o animal está preso em correntes e se enforca ao tentar escapar.
O site da Arca (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal) contém dicas de como proteger os bichos neste período. Entre as recomendações estão verificar se muros, cercas e portões estão em bom estado para impedir a fuga do animal e não prender o cão em corrente.


Texto Anterior: Trânsito: Estado dará R$ 30 mi para obra em marginais
Próximo Texto: Segurança: Deputada tucana fez lobby por presidiário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.