São Paulo, domingo, 30 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE/FÉRIAS

Praia se torna academia ao ar livre durante o verão

Benefícios à saúde incluem melhora no condicionamento e redução do estresse

Quem é sedentário, porém, deve tomar cuidado ao fazer atividades físicas intensas; neste caso, caminhar é uma alternativa recomendada

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais do que relaxar ou pegar uma cor, a praia é também uma boa opção para quem pretende melhorar ou manter a forma e a saúde no verão e não quer passar a estação mais quente do ano em academias ou clubes.
Além da água do mar, boa para relaxar, a praia oferece benefícios para a musculatura e um ambiente que pode tornar os exercícios menos estressantes.
Desde andar pela areia até esportes mais "agitados" como o surfe, os benefícios à saúde são diversos. Melhor para quem mora ou passa férias no litoral, já que é a prática regular que produz melhores efeitos.
Quem leva uma vida sedentária, porém, pode usar a praia como pretexto para começar a praticar um esporte. Fazer caminhadas é a melhor opção nesse caso, segundo Gilberto Monteiro, professor de educação física da Unisanta (Universidade Santa Cecília) de Santos.
"Quando o indivíduo não pratica exercícios com freqüência, não deve correr. É uma atividade muito intensa. Deve começar andando. Consultar um professor de educação física é interessante para saber os exercícios e a carga ideal de acordo com o nível de condicionamento de cada um."
Andar três vezes por semana é um exercício bom para o coração e o pulmão, para melhorar a resistência física (músculos, ossos e articulações). Além disso, o contato dos pés com a areia ou com a água ajuda a relaxar e a reduzir o estresse. Para os hipertensos, é indicado andar com a água próxima ao joelho, o que facilita a vasodilatação e melhora a circulação.
Já quem já tem um certo condicionamento e não tem risco de problemas cardíacos pode optar pela corrida. Ela aumenta o efeito dos benefícios da caminhada e é também um bom exercício para perder calorias.
As praias planas são as melhores para correr, e o uso de tênis apropriados diminui o atrito e o impacto. Em praias de tombo, a melhor opção para evitar acidentes pode ser correr na parte mais plana, de areia fofa (descalço), ou no calçadão.
Mas para quem correr ou andar são atividades monótonas, jogar futebol, vôlei ou surfar podem ser formas de aliar esporte e diversão. Além de melhorar o condicionamento, essas modalidades facilitam o ganho de massa muscular.

Cuidados
O verão é uma estação que exige cuidados especiais. A exposição excessiva ao sol pode provocar problemas e favorecer o desenvolvimento do câncer de pele. Por isso, é aconselhável exercitar-se em horários de sol "fraco" e usar filtro solar.
Para quem não pratica uma atividade regularmente, é também importante consultar um cardiologista, principalmente se o esporte for corrida ou futebol. Segundo Serafim Borges, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, nos exercícios ocasionais o organismo fica desprotegido e ocorre concentração de adrenalina, o que pode causar arritmia e parada cardíaca.
Os ortopedistas também alertam para a falta de preparo dos atletas de final de semana. "Tem gente que quer fazer nas férias o que não fez no ano inteiro. Isso facilita lesões, que são muito comuns no futebol. Fazer um bom alongamento antes do exercício diminui esse risco", afirma Reinaldo Garcia, do Hospital Oswaldo Cruz.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: "Não tem preço que pague o pôr-do-sol", diz estudante que se exercita na praia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.