São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2008

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Maia obteve avanço parcial nos transportes

DA SUCURSAL DO RIO

A obra mais cara do prefeito Cesar Maia nos três mandatos à frente da cidade foi a Linha Amarela, pela qual recolhe elogios. Mas não resolveu os principais problemas nos transportes: modernização do controle do tráfego, reorganização das linhas de ônibus e regularização da condução alternativa.
A Linha Amarela, via expressa que liga a zona norte à oeste, custou R$ 655 milhões (atualizados).
No entanto, o setor de transportes tem uma das piores avaliações da população. O prefeito não conseguiu, por exemplo, licitar as linhas de ônibus. As empresas de ônibus conseguiram barrar na Justiça a disputa, polêmica que se arrasta há dez anos (quando as concessões foram prorrogadas).
No transporte alternativo, a prefeitura regulamentou, em 16 anos, 5.850 vans e kombis. A estimativa do Sindtransrio (sindicato das cooperativas do setor), no entanto, é que há mais 6.000 vans irregulares circulando.
"Não posso licitar o transporte complementar sem antes licitar o transporte principal." O prefeito avançou em alguns pontos, como a integração ônibus-metrô e a restrição à circulação de caminhões.


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