São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Levantamento aponta 19,5 mil crianças em lista de espera, mas a rede municipal pode atender só mais 9,6 mil

Faltam vagas para 9,9 mil em pré-escolas

ANTÔNIO GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A nove dias do início do ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação ainda tem registro de 19.485 alunos que esperam vagas em Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).
Levantamento atualizado anteontem pela secretaria mostra que, das 239 mil vagas oferecidas, 9.586 não foram preenchidas, número suficiente para resolver apenas parte do problema dos alunos que ainda estão em lista de espera.
Segundo o secretário municipal da Educação, Fernando José de Almeida, as crianças que não conseguirem vagas na Emei desejada serão transferidas para escolas o mais próximas possível.
Caso a secretaria consiga preencher todas as vagas que ainda restam, ainda assim 9.899 alunos ficariam sem aula. Almeida pretende resolver parte desse problema criando 5.000 novas vagas no espaço das creches.
"Como o registro não é totalmente informatizado, é possível que uma mesma criança esteja na lista de espera de mais de uma escola. Só saberemos com certeza qual é a demanda não atendida em março, após o início do ano letivo", diz o secretário.
Apesar dos problemas e da grande lista de espera, Almeida afirma que considera possível atender toda a demanda neste ano. "Como ainda estamos trabalhando com alguns números levantados pela antiga gestão, não descartamos a hipótese de que eles estejam superestimados. Neste ano, vamos informatizar a rede municipal para poder planejar com mais precisão as matrículas no ano que vem", diz o secretário.
Outro problema nesse complicado quebra-cabeça é que as vagas remanescentes nem sempre estão nos locais onde houve maior procura. Em algumas áreas, como a que engloba os bairros de São Lucas, Sapopemba e Vila Prudente, há mais vagas do que alunos em lista de espera.
O problema mais crítico está nas zonas leste e sul. Na leste, na área da Drem 10 (Delegacia Regional de Educação) -abrange os distritos Vila Jacuí, Ponte Rasa, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Jardim Helena, São Miguel e parte de Itaquera-, há registro de 3.412 interessados e de apenas 351 vagas restantes.
Na Drem 5, que atende os distritos da zona sul -Campo Limpo, Jardim São Luís, Capão Redondo, Jardim Ângela e Vila Andrade-, os registros mostram que 1.560 crianças esperam por uma das 452 vagas remanescentes.


Próximo Texto: Mãe matricula filho em outra cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.