São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe matricula filho em outra cidade

DO "AGORA SÃO PAULO"

No Jardim Elisa Maria, na zona norte de São Paulo, crianças entre 4 e 6 anos só têm a oportunidade de estudar em uma única escola, que já não tem mais vagas.
Nas ruas do bairro, não é difícil achar crianças com essa faixa de idade sem estudo.
As mães disputam vagas na Escola Municipal de Educação Infantil Bertha Lutz. Segundo informações de funcionários, pelo menos 200 crianças de 4 anos aguardam na lista de espera a oportunidade de conseguir matrícula.
Para esse estágio, a Emei ofereceu apenas 80 vagas.

Abandono
"O poder público abandonou as mães do bairro", disse Cristina Patrícia do Carmo, 25 anos. No ano passado, para arranjar vaga para o filho de 6 anos, ela precisou matriculá-lo em uma escola localizada no município de Araçariguama, na Grande São Paulo.
"Só vejo meu menino nas férias e não estou conseguindo transferência", disse.
Este ano, conta Cristina, quem vai ficar sem estudo é seu outro filho Edvaldo, 4. Isso porque, segundo ela, o número da senha que conseguiu é muito alto e, por isso, ela desistiu de fazer o cadastro na escola.
Já seus outros dois filhos, um de 9 e outro de 10 anos, conseguiram começar a estudar apenas neste ano. "As escolas mais distantes não aceitam minhas crianças porque elas são de outro bairro."




Texto Anterior: Administração: Faltam vagas para 9,9 mil em pré-escolas
Próximo Texto: Para promotor, transporte é dever
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.