São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

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Novo shopping center tenta dar ares europeus à Barra da Tijuca

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

Depois de uma réplica da estátua da Liberdade instalada em um shopping center e da construção do Downtown -uma cópia dos centros de compras de Miami- , a Barra da Tijuca, na zona sul do Rio, agora vai se "europeizar".
O bairro ganhará, a partir de outubro, uma miniatura da Europa em forma de shopping center. Mas o Barra World Center não nega de onde vem sua inspiração: dos parques temáticos da Disneyworld, em Miami.
É praticamente uma miniversão do Epcot Center. Em uma área com pouco mais de 600 lojas, serão instaladas reproduções da Torre Eiffel, da Torre de Pisa -com 20m e 18m de altura, respectivamente- e do castelo de Windsor.
O novo centro de compras da Barra, que teve um investimento de R$ 80 milhões, terá 62 mil m2 e dois andares. Além dos símbolos turísticos, a construção também pretende reproduzir a arquitetura e a atmosfera da Itália, França, Inglaterra e Alemanha.
O clima de cada país será apresentado não só por meio das réplicas, mas também com personagens vestidos a caráter. Desfiles típicos e bandas também poderão ser vistos nas praças decoradas de acordo com a arquitetura das regiões.
"Nosso objetivo não é apenas construir mais um shopping na Barra, mas transformar o Barra World Center em atração turística. As pessoas poderão vir aqui para comprar nas lojas, mas também para visitar os países e conhecer as atrações de cada um deles", explica a gerente de implantação do projeto, Míriam Melim.
A aproximação da Barra da Tijuca com Miami já rende estudos, como no livro "O Rio de todos os Brasis - Uma Reflexão em Busca de Auto-Estima", de Carlos Lessa, uma das mais recentes publicações sobre a história da cidade.
Segundo ele, a Barra imita Miami e Cancún na tentativa de fugir da realidade de uma cidade como o Rio. "As elites emergentes reiteram padrões imitativos, fetichizadas pelas grifes de prestígio mundial. O idioma nacional é uma reminiscência nos anúncios. Em breve, o pão de queijo será lá comercializado como "cheese bread"."
A própria gerente de implantação do projeto confirma a inspiração ao explicar a decisão de se construir um centro inteiramente ao ar livre. "Nós seguimos uma tendência mundial encontrada em shoppings como o Sunset Place, em Miami, e o Point Orlando", conta Melim.





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