São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dezembro registra crescimento de crimes contra o patrimônio

DA REPORTAGEM LOCAL

Em dezembro de 2008, houve uma explosão dos principais crimes contra o patrimônio no Estado de São Paulo. Em comparação com dezembro de 2007, cresceram os casos de roubo de veículo (33,7%), assaltos (24,5%), furto de veículos (19,2%) e outros furtos (12,6%).
Mas ainda não é possível afirmar se há uma tendência de aumento dos crimes contra o patrimônio nos próximos meses.
Em dezembro, a indústria paulista cortou cerca de 120 mil vagas de emprego, reflexo da crise. A melhoria da situação econômica do país é uma das explicações de especialistas para a queda nos índices de violência nos últimos anos. Mas a questão econômica não é levada em consideração pelas autoridades de segurança do Estado ao analisar a explosão dos crimes no fim do ano passado.
O coronel Daniel Rodrigueiro, subcomandante-geral da Polícia Militar, afirma que dezembro é "um mês de ebulição". "Com o décimo terceiro, a população vai às compras, há mais dinheiro no bolso e os crimes tendem a aumentar", afirma o coronel.
O crescimento dos crimes em dezembro não impediu que, no fechamento do ano, furtos e roubos de veículos e os outros furtos registrassem queda. Houve, porém, mais assaltos (0,21%). Já os casos de latrocínio (assalto seguido de morte) aumentaram 22,5% em 2008.


Texto Anterior: Redução de homicídios é menor no interior de SP
Próximo Texto: Com 557 mortes, assassinatos sobem 15% no Rio em outubro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.